Covid-19: Suspensão dos programas em português na rádio La Clé des Ondes em Bordeaux

Os programas em língua portuguesa na rádio La Clé des Ondes, em Bordeaux, estão suspensas “considerando a gravidade do momento que vivemos, devido ao Covid-19” explicou Valdemar Camarinha Félix, Presidente da associação Codif que gere os programas em português desta rádio associativa francesa em Bordeaux.

A Direção da rádio já tinha editado um comunicado e pedir aos animadores para “cancelarem todos os programas”. A rádio é associativa e funciona essencialmente com animadores voluntários, mas a Direção da La Clé des Ondas, prefere que fiquem em casa.

Também Valdemar Camarinha Félix apela aos animadores voluntários portugueses que “fiquem em casa até nova ordem”.

“Aconselho que cancelem temporariamente todos os programas em língua portuguesa até nova ordem. Mesmo se não se trata de uma obrigação, penso que devemos ter em conta o caráter perigoso desta pandemia, e aplicar com bom senso as diretivas do Governo e dos organismos de saúde, no sentido de minimizar as consequências que podem ser dramáticas” escreve o Presidente do Codif.

A rádio La Clé des Ondes, que emite na frequência 90,1 MHz, em FM, nasceu em julho de 1981 depois da eleição de François Mitterrand, e a pensar na nova Lei de regulação das rádios livres em França. Os programas em língua portuguesa nesta rádio foram criados logo no início do projeto, pelo frade Bernard Rivière, que criou a associação Codif. Inicialmente implicou o jornalista da RFI Álvaro Morna, também correspondente da agência Lusa em França, para formação de uma equipa e ainda hoje existem programas portugueses na rádio, todos os sábados, das 9h00 às 11h00, e todos os domingos, das 9h00 às 14h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]