Cristino Cortes apresenta “A Espiral de Delfos” no Consulado-Geral de Portugal em Paris


O Consulado-Geral de Portugal em Paris vai organizar a apresentação do livro “A Espiral de Delfos”, de Cristino Cortes, que terá lugar nos Salões Eça de Queirós, na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, às 18h30.

Este livro incorpora, e substitui, os anteriores “Nas Margens do Hades” (1993) e “18 Poemas de Hospital”, seguidos de um “Feminino Tríptico Final” (2021) a que se juntam 21 poemas inéditos.

O livro está organizado em nove conjuntos de sete poemas cada, todos precedidos por epígrafes de Camões, provenientes de um mesmo e grande poema, as redondilhas de “Sõbolos rios”.

Cristino Cortes nasceu em Fiães, uma pequena aldeia perto de Trancoso, em 1953. Licenciou-se em Economia em Lisboa, cidade onde reside desde 1971. A maior parte da sua atividade profissional decorreu no âmbito do Ministério da Cultura.

Fundamentalmente poeta, como as referências bibliográficas eloquentemente demonstram, Cristino Cortes tem também versado outras modalidades (o conto, a crónica, o diário, o artigo de opinião) em vários jornais e revistas, tendo alguns desses trabalhos sido já reunidos em volume, em 1998, 2003, 2007, 2010, e 2015.

Cristino Cortes apresentou publicamente alguns livros e proferiu conferências. Participou em antologias – duas das quais com características bilingues, português/francês e português/italiano – e livros coletivos, tendo ele próprio organizado duas coletâneas, a última das quais sobre Pablo Neruda. Traduziu, a partir do francês, poemas, os quais foram publicados. Outros trabalhos seus, em versão francesa da sua própria responsabilidade, vieram igualmente à luz de edição.