Cultura popular: Grupo folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo de Pantin

Nome do grupo: Grupo folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo de Pantin

Data de criação: 02 de junho de 2005

Região: Viana do Castelo

Nome do Presidente: Vítor Peixoto

Nome do ensaiador: Michael de Araújo

Telefone: 06.15.52.35.04

Mail: csmpp@hotmail.com

 

_____________________

Quando foi criado o grupo?

Este grupo foi criado dia 2 de junho de 2005 por 3 amigos que vinham de grupos onde as regras folclóricas elementares não eram respeitadas e por isso decidiram criar um grupo folclórico para transmitir a divulgação das tradições e da etnografia do folclore vianense, nos seus desejos de respeitar a tradição.

 

Qual é a região que o grupo representa?

Embora o folclore da região de Viana do Castelo seja muito conhecido pela sua diversidade, cada vila tem a sua própria identidade. Mas a reputação de Santa Marta de Portuzelo aumentou o impulso das fronteiras nacionais. Foi pois naturalmente decido orgulhosamente representar as cores, as artes e as tradições de Santa Marta de Portuzelo e nos tornarmos seu digno embaixador em França. Um sonho um pouco louco que se tornou realidade e assim foi criado o Grupo folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo de Pantin.

 

O grupo tem alguma particularidade que se possa destacar?

A sua maneira de se vestir influenciou todo o Alto Minho e, geralmente, toda a região da cidade-mãe que é Viana do Castelo. Além do seu famoso traje vermelho com bordados coloridos, Santa Marta tem outra característica: o ouro. De facto, as jovens usavam impressionantes adornos de ouro quando iam desfilar na famosa Romaria de Santa Marta.

 

O grupo é federado na Federação do folclore português?

O Grupo folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo de Pantin não está federado, por várias razões.

 

Quantos elementos tem o grupo?

Temos mais ou menos 60 elementos e as idades vão dos 3 meses aos 82 anos.

 

O grupo já gravou algum CD?

Não.

 

E organizam algum Festival?

O Grupo folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo de Pantin organizou seu 10° Festival internacional de folclore no dia 10 de novembro de 2019.

 

Que outros eventos organizam?

Cada ano organizamos almoços com bailes, torneio de sueca, festivais e participamos em várias manifestações da cidade de Pantin.

 

Qual a saída que mais marcou o grupo?

Todos os anos, quando podemos, participamos em vários festivais, tanto na região de Paris, como noutras cidades de França ou noutros países (Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Portugal). As saídas que mais marcaram o grupo foram várias, mas temos uma boa lembrança da nossa viagem ao Luxemburgo.

 

Quais as principais dificuldades do vosso grupo?

Hoje em dia as nossas dificuldades são de encontrar elementos para integrar a nossa aventura, principalmente tocadores e dançadores que gostem de Viana.

 

Têm apoio da Mairie?

É muito complicado na região de Paris, porque existem numerosas associações e todos nós necessitamos de apoio. Não é sempre fácil, mas conseguimos, de qualquer maneira, solicitar algumas entidades.

 

Têm apoio de Portugal (por exemplo via Consulado)?

Não.

 

Qual é o principal sonho do grupo?

O nosso sonho é ter um dia a nossa sede do grupo.

 

Como se porta o folclore português em França?

Em França, o folclore português está a evoluir, os participantes dos grupos estão cada vez mais curiosos e envolvem-se em pesquisas dos nossos antepassados. É pena a situação atual de pandemia, porque tínhamos previsto um lindo evento: o Desfile do Traje popular português em França, que foi cancelado, mas ia ajudar o convívio entre os grupos de França e os nossos conhecimentos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]