Debate em Toulouse quer que Portugueses se inscrevam nas listas eleitorais francesas

No sábado passado, dia 26 de outubro, o “Comité de Soutien Informel”, criado em Toulouse para o acompanhamento do recenseamento da Comunidade portuguesa para as eleições municipais de 2020 em França, organizou uma das atividades previstas na sua agenda.

Neste evento de mobilização estiveram diversos representantes dos variados quadrantes políticos, sendo que o objetivo principal era o apelo ao recenseamento da Comunidade portuguesa, mas sobretudo que os presentes pudessem espalhar uma mensagem clara e precisa durante as próximas semanas e meses.

Na sua maioria, Presidentes associativos e empresários, a sua rede de abrangência social permitirá nos próximos tempos, divulgar a mensagem e o apelo ao recenseamento a centenas de Portugueses residentes na região.

Este Comité é composto por António Capela, Conselheiro das Comunidades Portuguesas das regiões consulares de Bordeaux e de Toulouse, José Rodrigues, Presidente da Federação das Associações Portuguesas da Haute-Garonne, e Vítor Oliveira, Presidente do Business Development Group France Portugal. A este grupo junta-se uma presença bastante forte das associações que compõem a Federação das associações e de alguns empresários.

Os diversos eleitos aos diferentes organismos do Estado francês presentes, transmitiram sobretudo a importância de poderem contar com a Comunidade portuguesa no que respeita à sua participação, que sucede o recenseamento, mas também à sua participação nas listas eleitorais.

Durante os discursos foram dadas informações bastantes concretas sobre a otimização do processo de recenseamento eleitoral, que pode hoje ser feito através da internet, o que facilitará bastante o aumento das inscrições da Comunidade portuguesa.

Ficou ainda a nota durante os discursos dos eleitos, que haverá um português a integrar as listas para a Marie de Tournefeuille, um anúncio inesperado, mas que motivou ainda mais a Comunidade portuguesa presente.

Nesta noite de ativismo cívico estiveram presentes Claude Raynal, Sénateur de l’Haute Garonne e Maire honoraire de Tournefeuille, Dominique Fouchier, Maire de Tournefeuille, Sacha Briand, Maire-Adjoint de Toulouse, Patrick Bernard, Adjoint au Maire de St Alban, Bernard Bensoussan, Adjoint au Maire de Tournefeuille.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]