comunidade

Delegação de Rambouillet deslocou-se a Torres Novas

Ao abrigo do Protocolo de Geminação entre os municípios de Torres Novas e Rambouillet, esteve de visita a Torres Novas, entre os dias 19 e 26 de abril, uma delegação com cerca de 30 elementos provenientes desta cidade francesa.

A receção teve lugar nos Paços do Concelho, no passado dia 19 de abril, pelas 16h30. Do programa fizeram parte visitas a locais de interesse turístico no concelho e na região, bem como a participação nas comemorações torrejanas do 43º aniversário do 25 de Abril de 1974.

O objetivo foi aprofundar o intercâmbio cultural e promover a cooperação e interação entre habitantes de Torres Novas e Rambouillet, mantendo laços permanentes entre os dois municípios. Recorde-se que esta geminação nasceu da vontade da Comunidade portuguesa residente em Rambouillet, tendo o acordo formal sido assinado em maio de 2010.

A oficialização da Geminação teve lugar no dia 7 de maio, com a assinatura do Protocolo, por ocasião das “Memórias da História”, numa cerimónia onde marcaram presença Gérard Larcher, Presidente do Município de Rambouillet e Presidente do Senado da República Francesa, bem como Jaime Gama, à data Presidente da Assembleia da República Portuguesa.

Conjugar esforços a fim de assegurar, na plena medida dos seus meios, o sucesso deste empreendimento de paz e prosperidade, promover, através desta geminação, os valores universais que unem os dois países: a liberdade e a democracia, e ainda promover a partilha, a troca de experiências, a opinião e os valores, incentivando a realização do intercâmbio cultural e a cooperação entre os seus cidadãos, fazem parte dos objetivos das duas cidades.

Considerando que estas trocas e ligações permitem um enriquecimento e desenvolvimento dos cidadãos, no que se refere à compreensão mútua, esta geminação procura promover os valores da liberdade, da democracia e da União Europeia.