LusoJornal / António Borga

Deputada Géraldine Bannier diz que a França tem relações fortes com Cabo Verde

A Deputada francesa Géraldine Bannier, eleita no departamento da Mayenne, membro do Grupo Parlamentar de Amizade França-Cabo Verde diz que “Cabo Verde é um país cujo funcionamento das instituições está muito próximo do que se passa na Europa”.

Géraldine Bannier é membro da Comissão dos assuntos culturais e da educação na Assembleia nacional francesa e preside o Grupo de estudos sobre o Livro, a economia do livro e do papel. Acabou por integrar o Grupo de Amizade França-Cabo Verde “por acaso” mas confessa que “permitiu-me descobrir o país”.

O Grupo parlamentar de Amizade é presidido por Bertrand Pancher e efetuou já uma visita a Cabo Verde. “Encontrei um país caloroso, com um acolhimento extraordinário e estou a acompanhar esta relação entre a França e Cabo Verde, para ver de que forma podemos ajudar Cabo Verde a desenvolver-se mais, graças a esta amizade sólida com a França” disse Géraldine Bannier ao LusoJornal.

Géraldine Bannier esteve recentemente na Embaixada de Cabo Verde, num evento de promoção do investimento francês no país, na presenca do Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Luís Filipe Tavares.

A Deputada do MoDem confessa que o grupo não tem tido muitas reuniões de trabalho, mas já fez uma intervenção “sobre um pedido das escolas que nos chegou de Cabo Verde, que necessitavam de homologação ou escolas que necessitavam de livros. Como sou Presidente do Grupo de estudos sobre livros, assinalei ao Presidente que por vezes há pedidos muito concretos do terreno. Vou tentar fazer intervenções sobre assuntos bem concretos” prometeu.

Géraldine Bannier lembra a visita de 5 dias a Cabo Verde, a Santo Antão, Sal, São Vicente… “Há muita coisa para ver” afirma. Os Deputados franceses foram recebidos pelo Grupo parlamentar de amizade Cabo Verde-França e a Deputada francesa diz que tiveram um “acolhimento 5 estrelas”.

O Grupo Parlamentar de Amizade França-Cabo Verde tem 20 Deputados membros.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]