Dois filmes do realizador João Canijo estrearam hoje nas salas francesas

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Os filmes “Mal Viver” e “Viver Mal”, do realizador português João Canijo, estão desde hoje nas salas de cinema de 16 cidades francesas, nomeadamente Paris, Bordeaux, Strasbourg, Marseille, Nantes e Toulouse. Na capital francesa, João Canijo participa em duas sessões, uma das quais ontem, em antestreia, na sala MK2 Beaubourg.

“Mal Viver” e “Viver Mal” são duas ficções que se interligam, tendo como cenário um hotel gerido por uma família.

“Mal Viver” “é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana”, lê-se na sinopse. “Viver Mal” segue em paralelo àquela história, focando-se nos hóspedes que passam pelo hotel.

O elenco, predominantemente feminino, conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, e ainda Nuno Lopes e Rafael Morais.

Os dois filmes estrearam-se este ano no festival de Berlim, com João Canijo a receber o Urso de Prata do Prémio do Júri por “Mal Viver”. Este mesmo filme é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares de 2024, por escolha da Academia Portuguesa de Cinema.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]