Dupla franco-portuguesa comprou ativos imobiliários do Fundo da Herdade da Comporta

A Vanguard Properties, do milionário francês Claude Berda, e Amorim Luxury, detida pela Portuguesa Paula Amorim, adquiriram os ativos imobiliários do Fundo da Herdade da Comporta à Gesfimo.

A dupla franco-portuguesa pagou 157,5 milhões de euros pelos ativos Comporta Dunes e Comporta Links, os quais totalizam uma área de 1,380 hectares de área de desenvolvimento e floresta.

Segundo uma nota de imprensa, “fica, assim, concluído um longo trabalho de negociação e formalização do processo de aquisição que vai permitir o desenvolvimento de toda uma região, criando emprego, oferta turística de altíssima qualidade, tudo num contexto de respeito pela vida, pelos ecossistemas, e pela sustentabilidade futura”.

Os novos donos destes dois ativos da herdade da Comporta têm um projeto de desenvolvimento dos dois ativos turísticos que se estenderá por 15 anos, período ao longo do qual estimam investir mil milhões de euros.

Numa primeira fase o investimento será de 300 milhões e destina-se à construção de 52 moradias.

Os dois ativos situam-se nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal no Alentejo (Imagem de Ilustração).

“Nos primeiros cinco anos temos um projeto de investimento na ordem dos 300 milhões de euros, mas o valor global ultrapassará em muito os mil milhões de euros”, adiantou José Cardoso Botelho, ‘managing director’ da Vanguard Properties, à Lusa.

O responsável pela área administrativa (‘managing director’) da Vanguard Properties disse ainda que “nos primeiros três anos haverá hotéis e condomínios, emprego e riqueza para a região”, detalhando que, “em termos de construção, [o projeto] não empregará menos de mil pessoas, sendo o trabalho permanente, em cinco anos, de duas a três mil pessoas”.

O processo de venda teve início há cerca de quatro anos, após o colapso do Grupo Espírito Santo, sendo que o consórcio Amorim/Vanguard foi então o único a apresentar uma proposta. O consórcio Vanguard/Amorim, do qual a empresária portuguesa detém 12% e o milionário francês os restantes 88%, foi vencedor do concurso.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]