Eduardo Henriques é o novo Diretor da AICEP em Paris

Eduardo Henriques é o novo Diretor da AICEP (Agência para o investimento e o comércio externo de Portugal) em França, e cumula também as funções de Conselheiro económico e comercial junto da Embaixada de Portugal em Paris. Veio substituir Rui Almas que partiu para assumir a Direção da AICEP na Bélgica.

Com 50 anos de idade – feitos em fevereiro – Eduardo Henriques tem uma Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, mas depois fez uma pós-graduação em Economia Internacional, Estudos Europeus e Marketing Internacional no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (Universidade Técnica de Lisboa) e uma pós-graduação em Relações Internacionais (Estudos Europeus) no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas na Universidade Técnica também de Lisboa.

Aliás, até 2002 foi Professor Convidado na Universidade Lusíada, nas áreas de Integração Europeia (matérias políticas e económicas), Introdução às Relações Internacionais, Organizações Internacionais (políticas e económicas) e Sistema Internacional.

Eduardo Henriques entrou para o ICEP (que mais tarde se transformou em AICEP) em 1997, enquanto Gestor de Mercado. Em 2002 foi dirigir a Delegação da AICEP no Chile, em 2008 passou a ser o Diretor-Coordenador do Centro de Negócios da AICEP no Norte de África (Marrocos) e em 2012 foi para Diretor do Centro de Negócios da AICEP em Espanha.

Depois de uma curta passagem pelo setor privado em Espanha, regressou a Portugal e em 2017 passou a ser Gestor de Mercado Sénior na Direção de Relações Externas e Institucionais da AICEP, em 2018 assume a Direção de Atendimento e Digital da AICEP e em 2019 passou a Diretor Digital e Comunicação da AICEP.

Eduardo Henriques tem-se implicado também no setor associativo desde 1995, quando foi membro fundador da Associação de Amizade Portugal-Letónia. Também foi membro do Grupo de Impulsão Económica Portugal-Marrocos e em Espanha foi Vice-Presidente e membro do Conselho de Administração da Câmara Hispano-Portuguesa de Comércio.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]