Efacec integra projeto-piloto em França para carregamento simplificado de veículos elétricos

A portuguesa Efacec anunciou ontem estar a participar num projeto-piloto em Yonne, França, para carregamento de veículos elétricos sem recurso a qualquer cartão ou aplicação (‘app’), cujo arranque está previsto para início de 2020.

Em comunicado, a Efacec adianta que o projeto envolve ainda a plataforma fornecedora de pontos de carregamento para veículos elétricos Virta e o Syndicat Départemental d’Énergies de l’Yonne (SDEY), que estão a colaborar com a Hubject para lançar o projeto pioneiro ‘Plug & Charge’, “considerada a tecnologia de carregamento mais fácil, integrada e segura”.

“Até agora os condutores de veículos elétricos necessitavam de um cartão RFID (identificação por radiofrequência) ou ‘smartphone’ para aceder a um posto público de carregamento. Com a tecnologia ‘Plug & Charge’, que utiliza o ‘standard’ ISO 15118, é definida uma nova forma de comunicação entre veículos elétricos e a rede de carregamento usando certificados digitais. Assim que conectado com o automóvel, o carregador recebe dados encriptados do veículo e é processado o pagamento, num gesto simples”, explica.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]