Elementos da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel estão este fim de semana em Roche-la-Molière



Um grupo de cinco jovens músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel – ACREMS chega esta quinta-feira a Roche-la-Molière, no departamento de Loire, onde vai ficar até domingo e vai participar numa série de eventos culturais.

Os músicos estão acompanhados por membros da Direção da Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense – ACREMS e pelo Diretor musical da Banda Filarmónica. A deslocação a França realiza-se ao abrigo da Geminação entre Roche-la-Molière e o concelho algarvio de São Brás de Alportel.

“A visita a Roche-la-Molière será dedicada à participação num intercâmbio musical, pedagógico e cultural, de âmbito internacional, com o Centre Musical Municipal da localidade francesa” lê-se numa nota enviada às redações pela Banda Filarmónica francesa.

Do programa musical deste intercâmbio fazem parte a participação em ensaios e a apresentação dos músicos, integrando a Orchestre Fil’harmonie, do Centre Musical Municipal de Roche-la-Molière, sob a direção do maestro Hervé Freycenon, em dois concertos dedicados a Santa Bárbara, na Igreja Matriz de Roche: na sexta-feira, dia 1 de dezembro, às 20h00 e no sábado, dia 2 de dezembro, às 15h00. Para o efeito, foram feitos ensaios à distância com recurso a meios digitais.

Além do programa musical e pedagógico, o grupo visitará locais emblemáticos da região francesa e conhecerá um pouco da vivência social e cultural da mesma. No sábado, por exemplo, estará em Beaulieu, onde aliás vai colocar uma coroa de flores junto de homenagem ao mineiro, sendo São Brás de Alportel zona de minas.

Situada a apenas 6 km de Saint Etienne, Roche-la-Molière tem cerca de 10 mil habitantes.

Esta atividade é organizada pela ACREMS e conta com apoio do Município de São Brás de Alportel e do Centre Musical Municipal de Roche-la-Molière.