Embaixador Moraes Cabral foi condecorado pelo Governo francês

O Embaixador de Portugal em França, José Filipe Moraes Cabral, recebeu ontem, sexta-feira, 17 de novembro, em Paris, as insígnias de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito, no Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Quai d’Orsay.

Moraes Cabral foi condecorado pela Ministra dos Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, e, nas palavras de agradecimento, destacou «tudo aquilo que une Portugal e França: a História, a Política, a Economia e a Europa» e «o importante momento nas relações bilaterais» entre os dois países.

«Nós partilhamos dessa visão da Europa e da necessidade de aprofundar o projeto europeu. Fui salientando aquilo que nos une e o importante momento nas nossas relações bilaterais que não poderiam ser melhores a todos os níveis», resumiu à Lusa e RTP José Filipe Moraes Cabral.

O embaixador classificou as relações económicas entre Portugal e França como «excelentes» e explicou que «as exportações de Portugal para França têm vindo a crescer nos últimos anos mais ou menos 9 a 10%».

«É uma evolução que resistiu – e bem – à crise económica e internacional e à crise económica europeia, de modo que isto revela que há algo de mais estrutural nas nossas relações económicas bilaterais, que há aqui, de facto, uma parceria estratégica muito importante», afirmou, destacando que a balança de bens e serviços representa para Portugal «um saldo positivo de 4 mil milhões de euros».

O diplomata, que vai cessar as funções de Embaixador de Portugal em França no final de novembro e que vai também culminar «43 anos ao serviço do Estado», apontou a distinção francesa como «um gesto muito simpático e muito amável do presidente da República Emmanuel Macron e do Governo francês».

José Filipe Moraes Cabral já tinha sido distinguido, em França, como Comendador da Legião de Honra.

Embaixador de Portugal em França desde 2013, José Filipe Moraes Cabral, vai ser substituído daqui por 15 dias por Jorge Torres Pereira, atualmente Embaixador de Portugal em Pequim.