CM Anadia

Emigrantes de Anadia homenageados pelo seu município

O Salão Nobre dos Paços do Município de Anadia encheu para assistir à homenagem que a autarquia prestou aos emigrantes do concelho, numa cerimónia, realizada esta semana, dia 22 de agosto, pelas 18h00, e que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Num segundo momento, foi ainda inaugurado, na Praça Visconde de Seabra, o Memorial ao Emigrante, um monumento escultórico da autoria de Fernando Jorge, artista plástico radicado em Anadia, e que pretende homenagear todos os emigrantes anadienses.

Na sessão de boas-vindas, a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, agradeceu a presença do Secretário de Estado e dos emigrantes, qualificando o evento como uma “singela cerimónia” de homenagem aos anadienses que se encontram radicados no estrangeiro ou já regressados à pátria.

Relativamente ao Memorial, Maria Teresa Cardoso frisou que se trata de “um monumento simples, mas carregado de um enorme simbolismo, inspirado nas muitas gerações de emigrantes que deixaram o nosso concelho e o país, na procura de melhores condições de vida e de um futuro mais promissor para a sua família”.

“Nesta medida, queremos igualmente agradecer àqueles emigrantes que, longe de nós, se empenham, com espírito solidário, em ajudar os seus conterrâneos, promovendo iniciativas destinadas a apoiar quer as associações humanitárias, sociais, desportivas ou culturais, quer causas de carácter particular”, afirmou a autarca, tendo feito alusão ao trabalho meritório desenvolvido, nomeadamente, por dois anadienses, Manuel Carvalho, emigrante nos Estados Unidos da América, e Rogério Oliveira, emigrante no Luxemburgo. “Com ambos tive, durante este ano, o privilégio de participar, a seu convite, em eventos solidários realizados nesses países”, adiantou.

A ocasião serviu também para o anúncio, pela Presidente da Câmara Municipal da “intenção” do Município de “criar” um Gabinete de Apoio ao Emigrante, “um projeto no qual gostaríamos de contar com a colaboração do Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas”, acrescentando que se trata “de um recurso cuja existência se justifica cada vez mais, e que pode contribuir para estreitar a nossa ligação à nossa comunidade emigrante e para ajudar, aqui ou à distância, na resolução de diversos assuntos em que a autarquia esteja envolvida. Enfim, uma presença mais ativa e mais próxima”.

Maria Teresa Cardoso considera que a classe política “deve esforçar-se por compreender a importância e o papel das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, e criar incentivos para que esses portugueses e portuguesas, ou mesmo os seus filhos e netos, sintam o desejo de, um dia, aqui se instalarem, porque, afinal de contas, Portugal também proporciona qualidade de vida”. A edil defende ainda que “é fundamental a criação de medidas de apoio aos emigrantes para o investimento em Portugal”.

Finalizou a sua intervenção, desejando a todos “uma vida cada vez melhor”, manifestando ainda o desejo “de vos ver regressar, e a nossa vontade de continuar a trabalhar no sentido de, a vós e a nós, proporcionar condições que a todos permitam sentir, aqui, o pulsar de uma vida diferente”.

 

“Um gesto muito importante”

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, mostrou-se agradado com esta iniciativa e felicitou a autarquia, tendo realçado que “é um gesto muito importante de reconhecimento e valorização das funções dos portugueses no mundo”, considerando ainda que “homenagear os portugueses espalhados pelo mundo, significa homenagear o país que somos”.

Quanto à intenção da Presidente da Câmara Municipal de criar um Gabinete de Apoio ao Emigrante em Anadia, José Luís Carneiro deixou a promessa de que a Secretaria de Estado das Comunidades está disponível para estabelecer um protocolo com a autarquia para que essa abertura se concretize, a fim de poder dar resposta às várias necessidades dos emigrantes, à semelhança do que acontece noutros concelhos do país.

De seguida, a comitiva dirigiu-se para a Praça Visconde de Seabra onde teve lugar o descerramento do Memorial ao Emigrante.

O autor do monumento, Fernando Jorge, de forma sucinta, explicou o simbolismo associados aos três elementos que constituem escultura, referindo que o banco de jardim, a mala de cartão e a carta pretendem traduzir, respetivamente, o descanso após um dia de trabalho, o ir e voltar, e as notícias que ajudam mitigar a saudade.

Em nome dos emigrantes anadienses espalhados pelo mundo, usaram da palavra o Comendador Rogério Oliveira e Manuel Carvalho, emigrantes radicados no Luxemburgo e nos Estados Unidos, respetivamente.

Representam duas áreas (solidariedade e investimento) em que os emigrantes se têm destacado. Neste caso concreto, os dois lideram projetos que muito têm beneficiado, entre outros, o concelho de Anadia.

Para Rogério Oliveira “este é um dia muito feliz para mim e para todos os emigrantes que muito temos ajudado no desenvolvimento do concelho. Um muito obrigado à Câmara Municipal”. Manuel Carvalho afirmou estar “muito orgulhoso” por participar neste evento, que ”dignifica todos os emigrantes”.