Emmanuel Macron felicitou vitória de Lula da Silva e diz que é uma “nova página” para o país

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Presidente Emmanuel Macron felicitou a vitória do Presidente eleito da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na rede social Twitter, que considera ser “uma nova página na história do Brasil”.

“Juntos, vamos unir forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o laço de amizade entre os nossos dois países”, afirmou o Chefe de Estado francês, que deus os parabéns pela vitória ao Presidente eleito Lula da Silva no Twitter.

Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato do Partido dos Trabalhadores (Esquerda), de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (Extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas Presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto.

O Presidente do TSE já tinha felicitado, no domingo, o “Presidente eleito” Lula da Silva pela vitória, numa altura em que estavam contadas 99,93% das secções de voto. “Telefonei aos dois candidatos e felicitei-os por terem participado nesta celebração da democracia que são as eleições”, disse Alexandre de Moraes, em conferência de imprensa.

Acrescentou que, a Lula, também estendeu felicitações como “Presidente eleito” e, embora não tenha revelado o teor da conversa com Bolsonaro, disse estar convencido de que o líder da Extrema-direita aceitará o resultado, apesar de muitas vezes ter insinuado que poderia não o fazer em caso de derrota. “Não creio que tenha havido qualquer problema”, mas “se houver alguma disputa, desde que dentro do jogo eleitoral, ela será tratada como convém a um Estado de Direito”, disse.

Ainda assim reiterou repetidamente que o processo foi “limpo, seguro e transparente”.

O atual Presidente e candidato derrotado ainda não comentou os resultados.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]