Encontro em Paris sobre a democracia no Brasil

Na quinta-feira passada, dia 19 de setembro, teve lugar um encontro sobre a temática “Ainda existe democracia no Brasil? Autoritarismo político e governo Bolsonaro”.

O encontro foi conduzido por Edson Teles, professor de filosofia e Diretor do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Doutor em Filosofia, defendeu uma tese de doutoramento sobre o tema “Memória política em democracias com herança autoritária”, examinando a maneira como o Brasil e a África do Sul trabalharam o seu passado autoritário. Publicou vários livros sobre o autoritarismo político e a ditadura civil-militar no Brasil, como “A Democracia e o Estado de Exceção” e a organização do livro “O que resta da ditadura”.

Edson Teles é um símbolo da luta pela democracia no Brasil. Foi o mais jovem prisioneiro político da ditadura brasileira quando em criança foi detido com os seus pais César Augusto Teles e Maria Amélia de Almeida Teles e ainda a sua irmã Janaína. Ele e a sua família venceram uma ação contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado e declarado publicamente torturador pelos tribunais.

A organização do encontro foi da responsabilidade da doutoranda Clara Guimarães Santiago que prepara neste momento uma tese intitulada “Le corps féminin: une pratique de résistance politique” na Universidade Paris-Diderot com a direção do Professor Guillaume Le Blanc.

O encontro foi realizado com o apoio do LCSP (Laboratoire du Changement Social et Politique), CABE (Comissão de Apoio à Brasileira no Exterior – Commission de soutien aux brésiliennes à l’étranger) e MIE (Maison des initiatives étudiantes).

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]