Ensino: Jornadas Portas Abertas no ILCP de Lyon

O Instituto de Língua e Cultura Portuguesa de Lyon vai organizar maus duas Jornadas Portas Abertas, nos próximos sábados 14 e 21 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00.

Como já vem sendo habitual, estas jornadas servem também de inscrição para as aulas de Portugês, já que o primeiro dia de aulas para as crianças vai ter lugar no dia 28 de setembro.

“O Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP), fundado em 1989 é a única escola na Região Rhône-Alpes com cursos de Português reconhecidos pelo Ministério da Educação por Despacho de 20 de maio de 1997 do DEB”. É assim que é apresentada aquela que já é uma das instituições portuguesas em Lyon.

Além de escola de Língua e Cultura Portuguesa, o ILCP tem sido o centro de difusão e de programação da Cultura lusófona, desenvolvendo assim um vasto trabalho de promoção e de ensino da Língua Portuguesa. “O ILCP, sempre preocupado com o futuro e a boa formação dos alunos, oferece em primeiro lugar, as melhoras condições para um ensino de Português cada vez mais adaptado às necessidades dos jovens de origem portuguesa. Em segundo lugar, preocupa-se sempre em oferecer o melhor ambiente escolar, nomeadamente instalações de qualidade, assim como situar-se em meios de fácil acesso, próximo da gare de Vaise, próximo também de paragens de autocarros”.

Com efeito, a partir do presente ano letivo, o ILCP adquiriu novas instalações e o novo endereço é 51 ter, rue de Saint Cyr, 69009 Lyon.

O ILCP ministra cursos de português para alunos a partir da pré-primária até o 12º ano e também cursos de Português para estrangeiros. As aulas têm lugar ao sábado, das 8h45 às 12h30. As aulas de Português para estrangeiros, assim como aulas de francês (língua estrangeira) têm lugar também durante a semana das 18h30 às 20h30.

As Jornadas Portas Abertas são dois dias dedicados à Língua e à Cultura Portuguesa e Lusófona, à informação e à orientação sobre a educação, sobre Portugal e sobre os países lusófonos, sobre projetos de ensino, equivalências, percursos de formação…

Dirige-se a portugueses e lusófonos mas também a franceses à procura de informações essencialmente sobre as formações em Língua Portuguesa, sobre Portugal e sobre o Brasil. “Trata-se de uma ocasião excecional para descobrir as grandes possibilidades que são oferecidas sobre a educação, os cursos e percursos profissionais tanto a nível pessoal ou profissional” diz uma nota enviada às redações.

Do programa para os dias 14 e 21 de setembro consta apresentação do ILCP e visita às novas instalações, mas também aulas experimentais de nível iniciação para adultos, das 10h00 às 11h00 e ateliers de Descoberta da Língua Portuguesa para crianças dos 6 aos 12 anos, no dia 21 de setembro das 14h00 às 15h00. Serão também apresentados os projetos pedagógicos e os planos de atividades.

ILCP: 04.78.93.38.38

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]