LusoJornal | Carlos Pereira

Escultura de Henrique Oliveira na Seine Musicale de Boulogne-Billancourt

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A obra “Desnatureza 5” do artista brasileiro Henrique Oliveira está atualmente exposta nos jardins da La Seine Musicale, em Boulogne-Billancourt (92), no quadro da mostra “Les Extatiques”.

A exposição é gratuita, no espaço público, no Jardim Bellini, com uma vista formidável de 360 graus, entre as 11h00 e as 20h00, até ao dia 2 de outubro.

Henrique Oliveira tem quase 50 anos, nasceu em Ourinhos, no Brasil, estudou na Universidade de São Paulo e vive e trabalha atualmente entre S. Paulo e Londres, onde cria esculturas enormes, como é caso da estrutura que agora mostra em Boulogne.

A obra foi realizada com madeira de paletes reclicladas, dando a ilusão de raízes de árvores que saem do solo. Esta é, na verdade, a assinatura do artista.

“Les Extatiques” não é a primeira exposição do artista em Paris. Em 2013 teve uma exposição no Palais de Tokyo, intitulada “Baitogogo” e já expôs duas vezes na galeria que o representa em França, a Galerie Georges-Philippe & Natahlie Vallois, em 2011 e em 2015.

Mas também já participou em várias exposições coletivas em França, no FIAC, no Muséum National d’Histoire Naturelle em Paris, no Palais des Beaux-Arts de Lille, no Jardins Suspendus de Le Havre, no Centre d’Arts et de Nature do Domaine de Chaumont-sur-Loire, no Collège des Bernardins de Paris e em 2005 durante o Ano do Brasil em França.

Henrique Oliveira ganhou, em 2016, o Prémio Pierre Cardin de escultura da Académie des Beaux-Arts de Paris, e ganhou duas residências em França: na SAM Art Projects e na Cité Internationale des Arts, ambas em Paris.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]