Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Eucaristias retomaram na Comunidade católica portuguesa de Lyon

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos

A Capelania das Comunidades portuguesas da cidade de Lyon e arredores, comunicou que as celebrações das Eucaristias em português tiveram início no dia 14 de junho. Aconteceu nessa data o que não acontecia desde o domingo dia 8 de março (segundo domingo da Quaresma).

“As Comunidades acolheram com serenidade e respeito, todas as decisões sanitárias de confinamento e de distanciamento social, assim como de se fechar as igrejas e lugares de culto. Foram na totalidade 14 semanas onde não houve a possibilidade de qualquer tipo de celebrações presenciais nas igrejas” explica Georgina Santos uma das responsáveis da “capelania”. “Este ano a peregrinação anual em honra de Nossa Senhora de Fátima em Fourvière, que reunia sempre perto de três mil peregrinos em dois dias, também foi anulada pelas autoridades civis e religiosas da Diocese de Lyon, como também o foram todas as outras na região Rhône-Alpes-Auvergne, que eram organizadas pela Comunidade portuguesa. Pensamos que para outubro, as condições estejam então mais propícias e que se possa então venerar a Virgem Maria com o nome de Fátima” concluiu sorrindo Georgina Santos.

No domingo, dia 14 de junho, a celebração dominical respeitou todos os requisitos de proteção e de segurança, tendo em conta o porte da máscara, distanciamento de mais de um metro e o não contacto na assembleia. No final, a limpeza e desinfeção dos bancos e das instalações foi feita pelas equipas de voluntários da Comunidade.

No domingo dia 28 de junho, no decorrer da missa dominical, celebrou-se o sacramento da Crisma, onde 6 jovens adultos receberam este sacramento da parte do Padre Cónego Eric Besson, que tinha recebido esta autorização da parte da Diocese. Toda a assembleia viveu com alegria esta celebração, o que demonstra ser uma comunidade viva e cheia de vida espiritual.

“As próximas celebrações estão agendadas para o fim de setembro e início de outubro, no após férias. As datas previstas são 27 de setembro e 4 de outubro e as Paróquias de St Foy, St Bruno e da Natividade, são três dos quatro polos de celebrações habituais” explica o Padre Cónego Eric Besson. “Toda a Comunidade pede a Deus que esta situação sanitária tenha fim, e que todos nós reencontremos a normalidade de vida e de prática espiritual, que existia antes de 11 de março” concluiu o Capelão da Comunidade portuguesa em Lyon/Rhône.

A Capelania informa também que tem ao dispor da Comunidade, um site internet onde se pode obter informações sobre as suas atividades.

 

Infos: 04.78.87.86.72

www.comunidadecatolicaportuguesalyonrhone.com

Mail: apastoralportuguesadelyon@gmail.com

 

Religião
X