Exposição sobre o Corpo Expedicionário Português em Paris

A Delegação de Paris da Liga dos Combatentes acaba de receber o número provisório de inscrição da Prefeitura de Polícia de Paris, mas já avança com uma primeira atividade.

A partir de amanhã, segunda-feira, dia 6 de novembro, quatro painéis vão ser afixados nas grades do Square Ferdinand Brunot, numa iniciativa da Mairie de Paris 14. Os quatro painéis, intitulados “Chemin de Mémoire des Commémorations centenaires de 1916, 1917, 1918 et 1919 du Corps Expéditionnaire Portugais en France et à Paris” vão estar patentes ao público entre os dias 6 e 27 de novembro, mesmo em frente da Mairie do 14° bairro de Paris.

Aliás, segundo o historiador Georges Viaud, Presidente da Delegação de Paris da Liga dos Combatentes, a exposição vai ser formalmente inaugurada no próximo dia 11 de novembro, quando se comemorarem os 99 anos do Armistício de 1918, que pôs fim à I Guerra Mundial.

Os quatro painéis estão afixados a 30 cm do solo e têm 1,35 metros de altura por 1 metro de largura.

 

Um Colóquio em Paris

A Maire de Paris 14, Carine Petit, o Conselheiro de Paris Hermano Sanches Ruivo, que também é Conselheiro municipal no 14° bairro de Paris, com o pelouro dos “assuntos europeus, antigos combatentes e memória”, e Georges Viaud, organizam um Colóquio sobre as comemorações centenárias de 1916 a 1919 do Corpo Expedicionário Português em França e a Paris. O Colóquio vai ter lugar no dia 25 de novembro, às 15h00, na Salle des Mariages da Mairie.