Alfredo Lima

Exposição de Manuel Cargaleiro na Império

A seguradora Império inaugurou na sexta-feira da semana passada uma exposição algo inédita, com uma coleção de 20 anos de cartões de Boas Festas realizados pelo Mestre Manuel Cargaleiro. O evento marcou também a mudança de Diretor Geral da Império, que deixa de ser Vitalino de Ascensão, para passar a ser Diogo Teixeira.

“Eu comecei a trabalhar na Império em Portugal em 1980 e com o primeiro salário que eu tive, fui comprar uma gravura de Manuel Cargaleiro” explicou Vitalino de Ascensão ao LusoJornal. “Estava longe de imaginar que alguns anos depois o iria encontrar em Paris e que ele ia ser meu amigo”.

Vitalino de Ascensão diz que a Império tem uma “antiga tradição” de ajudar os artistas. Aliás, José Santos Teixeira, o fundador da empresa em França, também estava presente e lembrou que “quando eu deixei as funções em Paris e regressei a Lisboa para dirigir a Império em Portugal, um jornal de cá tinha duas linhas sobre a minha ação de segurador e o resto do artigo era sobre a ajuda que nós demos aos artistas portugueses” disse numa curta intervenção, dirigindo-se ao Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal, João Pinharanda, também presente. “Curiosamente, o Manuel Cargaleiro foi o único que não ajudei, porque já era conhecido e já não necessitava da nossa ajuda”.

“Cada vez se fazem menos cartões de Boas Festas porque hoje é tudo eletrónico, mas eu nesta questão ainda sou relativamente tradicional” disse Vitalino de Ascensão. “Há 20 anos que tomei a iniciativa de pedir ao Manuel Cargaleiro para nos fazer um cartão de Boas Festas. Nunca pensei que a iniciativa durasse tanto tempo e espero que dure ainda mais”.

Manuel Cargaleiro estava visivelmente contente com a exposição. “Eu conheço a Império desde o início, desde que se instalou num pequeno apartamento em Paris. Era amigo do Santos Teixeira e foi assim que tivemos a ideia de fazer um cartão de Boas Festas para a Império e isto dura há 20 anos”.

Nas paredes, Manuel Cargaleiro via desfilar os anos, comentava a cor de uma das criações, o tipo de letra de outra. “Eu divirto-me a fazer isto” conta ao LusoJornal. “Eu já tenho 92 anos. Achei que este ano, como faz 20 anos, isto ia terminar, mas agora pedem-me por mais 10 anos” diz a sorrir. “Seja o que Deus quiser”.

“Sabe, eu no fundo brinco um bocado com isto. A sério, divirto-me. Os primeiros já não têm nada a ver com os mais recentes. É engraçado ver a evolução. No fundo, este é um cartão de Boas Festas que eu também dou a todos os Portugueses”.

Para Diogo Teixeira, que agora assume a Direção Geral da Império, “Manuel Cargaleiro é um artista, mas também é um amigo. Partilha muito dos valores da Império. O facto de viver com um pé em França e outro em Portugal, o facto de ter acompanhado esta chegada da Comunidade portuguesa a França nos anos 50 e nos anos 70 a Império, e o facto de ter esta dupla cultura, estes duplos amores. É uma pessoa que partilha também a nossa visão do futuro, um futuro com otimismo, com vontade de continuar a ver o mundo com olhos novos, a evoluir, a crescer, a ter dinamismo e a vida do Manuel Cargaleiro, com 92 anos, é de facto, para nós, uma mostra de otimismo e gostaríamos todos de continuar a acompanhá-lo durante muitos anos”.

O Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, também estava presente na inauguração da exposição que vai continuar patente ao público nos corredores da seguradora Império, em Levallois-Perret.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]