Exposição “Metal Hurlant” de Alexandre Estrela a partir de março em Paris

O artista Alexandre Estrela vai expor, na delegação da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, seis das suas obras, entre as quais algumas nunca mostradas em público, na mostra “Metal Hurlant”, a decorrer de março a junho de 2019.

Depois de expor no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, no Museu Rainha Sofia, em Madrid, e no Museu de Arte Contemporânea de Antuérpia (M HKA), o artista português, que explora a difusão da imagem através de diversos meios, terá, a partir de março, uma exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, intitulada “Metal Hurlant”.

Em comunicado de imprensa, a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, explica que a exposição de Alexandre Estrela será composta por “seis obras recentes” e que o suporte principal será o vídeo, com “um peso evidente no sentido da escultura”. Algumas destas obras são inéditas, adianta a Fundação.

“Para este artista, o caráter factual e paradoxal da imagem abre um domínio onde, através destabilização, ilusão, dilatação, é possível reformular as ligações entre a imagem, o ‘médio’ e a perceção”, pode ainda ler-se no comunicado da Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

A exposição é comissariada por Sérgio Mah, antigo Diretor artístico da Lisboa Photo e da Photo España. Mah foi também Comissário da exposição do pavilhão português da Bienal de Veneza em 2011 e partilha a curadoria da representação oficial portuguesa na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura, que encerrou recentemente, na cidade italiana.

A exposição dedicada a Alexandre Estrela vai decorrer de 13 de março a 16 de junho de 2019.

Atualmente a Fundação Calouste Gulbenkian em Paris acolhe a exposição “Gris, Vide, Cris”, que junta os trabalhos de Rui Chafes e Alberto Giacometti.