Exposição “Veloso Salgado. De Lisboa a Wissant” vai ser inaugurada em Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Dia 23 de fevereiro, pelas 19h00, vai ser inaugurada no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) a exposição “Veloso Salgado. De Lisboa a Wissant”. A exposição, com curadoria de Maria de Aires Silveira, estará patente de 23 de fevereiro a 01 de outubro.

Parte da exposição Veloso Salgado de Lisboa a Wissant, integrada na programação da Temporada Portugal-França, e que apresentou cerca de 60 obras no Château Comtal – Musée de Boulogne-sur-Mer, em França, poderá ser vista no MNAC.

Esta será, até ao momento, uma relevante exposição, com obras do pintor, colocando-o, também pela primeira vez em Portugal, em diálogo com os seus pares franceses.

De há alguns anos para cá, a obra de Veloso Salgado tem sido objeto de estudo no MNAC, pela Conservadora do museu, Maria de Aires Silveira, em particular após o legado da obra do artista ao Museu. Integram esse legado várias pinturas, documentação, também epistolar, e um núcleo significativo de provas fotográficas, cujo estudo tem permitido avançar no conhecimento da obra deste artista e da sua rede de contactos artísticos em Portugal e em França.

A correspondência, trocada desde 1896, traça um itinerário pessoal e profissional, de Lisboa para França, e foi recentemente complementada com as cartas de Veloso Salgado para o casal Demont. Por outro lado, a descoberta também recente dos retratos que Veloso Salgado fez dos dois artistas franceses, e o envolvimento do autor com Wissant, provaram-se determinantes para uma inovadora reflexão sobre as obras deste pintor português e do seu percurso artístico.

O retrato da criança intitulada “Flor do mar”, datado de 1894, obra escolhida como imagem desta exposição, destaca a sua aprendizagem junto de artistas franceses, numa experimentação que vai além do habitual reconhecimento da sua pintura académica, introduzindo uma modernidade inédita no seu percurso artístico e oferecendo uma nova visão da sua produção.

Desejando transportar o visitante para um ambiente oitocentista, esta exposição dá palco a uma viagem artística pelo sentido naturalista, com laivos de modernidade, tão próprio deste pintor.

Veloso Salgado (1864-1945)

Veloso Salgado nasceu em Orense, Espanha. A família muda-se entretanto para Lisboa e o jovem é naturalizado português. Com 10 anos trabalha na Litografia Lemos, pertencente ao seu tio materno.

Cursa depois a Academia de Belas-Artes de Lisboa (na qual mais tarde virá a lecionar) onde ganha a prova para pensionista em Paris e Itália.

Parte para Paris, em 1888. Aí trabalha com o mestre paisagista Jules Breton, relacionando-se também com a sua filha e genro, o casal de artistas Virginie Demont-Breton / Adrien Demont, vindo a integrar o Grupo da Escola de Wissant, no Norte de França.

Conhecido retratista, na zona de Lille, Veloso Salgado convive com este grupo de paisagistas, com o qual e manterá toda a vida uma estreita relação de amizade, de que dá prova a regular correspondência trocada.

No Legado de Veloso Salgado encontraram-se algumas obras destes pintores, como a paisagem de Fernand Stiévenart (Douai,1862-Uccle, 1922), com dedicatória a Salgado, mais um eloquente testemunho desta profunda relação de amizade e apreço profissional.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]