Famalicão prepara festival de teatro para assinalar 400 anos de Molière

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai acolher, de 05 a 07 de maio, o festival de teatro “400 anos do nascimento de Molière”, dedicado a este dramaturgo, ator e encenador francês, anunciou ontem o município.

Em comunicado, o município acrescenta que o projeto, que está a ser preparado desde setembro de 2021, arrancou com uma ação de formação, na Casa do Território, que se prolonga por 2022, dirigida a professores de francês e ministrada pelo formador Jan Nowak.

Nesta ação, estão a ser preparados cerca de duas dezenas de professores do ensino básico, de instituições de ensino da região norte, que vão encenar com os seus alunos do 3º ciclo uma das peças de teatro de Molière, para participação no festival, em francês.

Também os alunos do Curso de Teatro da Escola de Artes de Famalicão estão mobilizados para as comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière, cabendo-lhes apresentar um espetáculo baseado numa peça daquele dramaturgo, nos dias 05 e 06 de maio, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Estes mesmos alunos terão oportunidade de participar, previamente, numa masterclass com um ator da Comédie Française.

No dia 07 de maio, decorre no Teatro Narciso Ferreira, com a presença da comunidade escolar, a representação em francês, pelos alunos do 3º ciclo, das peças selecionadas no âmbito da ação de formação. Serão eleitas as três melhores representações pelo júri do festival.

Nesse mesmo dia, à noite, terá lugar o encerramento da iniciativa na Casa das Artes de Famalicão com a representação a solo de um ator da Comédie Française, seguida da atribuição dos prémios às turmas vencedoras, numa cerimónia com representação diplomática e a presença dos parceiros envolvidos.

No sábado, assinalam-se os 400 anos do nascimento de Molière, uma efeméride que a França pretende que seja celebrada a nível mundial, sendo que em Portugal o “epicentro” será em Vila Nova de Famalicão.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]