Fernanda Alves espera que o “Marché Portugais” de Cenon regresse em 2022

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Mercado Português de Cenon (33) é um dos eventos franco-portugueses mais importantes em França. Em 2019, aquando da sua 10ª edição juntou cerca de 35.000 pessoas, implicou uma centena de voluntários e cerca de 80 stands de produtos portugueses.

O evento é organizado pela associação Alegria Portuguesa da Gironde e pela Mairie de Cenon, muito por iniciativa da 6ª Maire-Adjointe Fernanda Alves.

Cenon é uma cidade da área metropolitana de Bordeaux e nesta entrevista ao LusoJornal, Fernanda Alves explica que as edições de 2020 e 2021 tiveram de ser anuladas por razões evidentes de pandemia de Covid-19, mas espera que o Mercado Português possa retomar em 2022, com a cumplicidade do Maire de Cenon, Jean-François Egron, “um grande amigo de Portugal”.

Cerca de 10% da população da cidade é de origem portuguesa e Cenon tem uma geminação com Paredes de Coura e um Protocolo de Amizade com Arcos de Valdevez.

Fernanda Alves falou do tecido associativo português na cidade, que integra, para além da associação Alegria Portuguesa da Gironde, a associação Lusitanos e o Motoclube português. Carlos Cunha é também o Vice-Presidente da rádio local, a O2Radio, que também tem várias horas semanas de programas em língua portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]