Festa anual do Grupo Folclórico Ronda Típica de Chalette-sur-Loing (Loiret)

O Grupo Folclórico Ronda Típica de Chalette-sur-Loing levou a efeito, no dia 24 de março, o seu segundo jantar anual de confraternização nos locais da «Maison des Associations» de Chalette-sur-Loing, postos à disposição, como habitualmente, pelo Maire Franck Demaumont.

Cerca de 350 pessoas, das quais mais de metade de nacionalidade francesa, estiveram presentes e encheram o recinto para confraternizar e aplaudir mais uma atuação do grupo que tem atualmente como Presidente Margarida Pereira, desde há muitos anos a sua coreógrafa, Cyntia Teixeira como Vice-Presidente e Manuel Pinto como Tesoureiro.

A Ronda Típica é a face cultural da Associação Portuguesa do Gâtinais, cujo Presidente é Armindo da Silva, associação que contempla também uma vertente desportiva com o Sporting Club de Chalette, liderado por Filipe Rodrigues.

O acontecimento teve a presença do Deputado Paulo Pisco e do Cônsul Honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, assim como do Conselheiro municipal Mário Tavares, em representação de Franck Demaumont. Presentes também Grégory David, anterior Presidente da Ronda Típica, e Manuel da Silva que durante quinze anos assumiu igualmente essas funções. O Maire da localidade vizinha de Corquileroy, René Béguin, encontrava-se também entre os numerosos convidados, acompanhado pela esposa.

Em breve alocução, Margarida Pereira agradeceu, regozijando-se pelo elevado número de presenças. O Cônsul honorário José de Paiva felicitou «todos quantos contribuíram para os sucesso, com particular ênfase para o trabalho das cozinheiras e dos que serviram à mesa, todos os elementos do grupo pelos esforços desenvolvidos há mais de 38 anos, o que faz desta Associação uma das mais antigas em França mas também e sobretudo entre as mais dinâmicas».

O Deputado Paulo Pisco elogiou e acentuou a «formidável energia» de todos, salientando que não era a primeira vez que visitava a Associação, mas que a opinião ressentida noutras ocasiões continuava a ser a de hoje: «um dinamismo, uma vontade, uma generosidade que contribuem fortemente na valorização do nosso país que, com a França, são de longa data países muito próximos e amigos. O contributo das associações de Portugueses em geral, e da Ronda Típica em particular, são um elemento-motor na divulgação das nossas tradições e da música popular, da nossa gastronomia e a prova do saber-viver em comunidade».

A festa acabou tarde, num ambiente festivo animado pelo DJ Jean-Pierre Martins, Fun Melody.

A localidade de Châlette-sur-Loing encontra-se no departamento do Loiret. Conta cerca de 23.000 habitantes, dos quais cerca de 25% são de origem estrangeira, estimando-se à volta de 12% de origem portuguesa.

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]