LusoJornal / Jorge Campos

Festa da Palavra na Catequese da Pastoral Portuguesa de Lyon

No domingo dia 10 de dezembro, a Paróquia de St Luc, em St Foy-lès-Lyon (69), onde está sediada a Pastoral Portuguesa da Diocese de Lyon, acolheu a Comunidade portuguesa para a celebração da Eucaristia dominical onde os meninos da Catequese organizaram a celebração da Festa da Palavra.

Esta cerimónia consistiu em receber os Evangelhos com os restantes livros do Novo Testamento, para que seja para eles uma fonte de Palavra.

«Sim, estou muito contente por participar nesta cerimónia, onde recebi os Evangelhos, os quais ando agora a ler, e estou então a descobrir o que aí foi escrito sobre Jesus, e a estudar toda a mensagem de Jesus Cristo, O Messias» disse ao LusoJornal Edouardo. «A oferta deste belo livro pela Pastoral e pelo Padre Eric Besson ficará para mim uma boa recordação do percurso catequético» disse este aluno do 6° ano de Catequese.

A Comunidade Católica Portuguesa em Lyon também participou em grande número no «Terço contínuo», organizado pela Diocese, que teve lugar desde quinta-feira, dia 7, até domingo, dia 10 de dezembro, durante a ‘Fête de la Lumière’ organizada pela autarquia. Também se honrava a Imaculada Conceição, pelo lado religioso. A Basílica de Fourvière foi o ponto de encontro dos fiéis devotos a Virgem Maria, no domingo 10, das 15h00 às 16h00.

Viveu-se também em Lyon a tradicional homenagem de agradecimento à Virgem Maria, por ter livrado a população de Lyon da peste, que consiste em pôr velas acesas nas janelas e nas portas das habitações, no sábado 8 de dezembro.

«Este ano temos muitos meninos inscritos, sobretudo no primeiro ano. Então lanço aqui um apelo aos pais ou pessoas que queiram consagrar um pouco de tempo aos sábados, das 14h30 às 16h00, para nos ajudarem na Catequese de todos os meninos» pede via LusoJornal, o Catequista Edeson. «Hoje ultrapassámos o número de 50 inscritos em todos os níveis. Cinco jovens do 9° e 10° ano já preparam o Crisma para outubro de 2018».

A Pastoral convida a Comunidade portuguesa residente na Diocese, a participarem na celebração natalícia do dia 25 de dezembro, e que terá lugar na Igreja de St. Bruno, na Croix-Rousse, às 10h30, onde será feito, no final da celebração, o tradicional «beijar do menino» sob a presidência do Padre Matteo.

 

Missa de Natal

Dia 25 de dezembro, às 10h30

 

Igreja de St Bruno

9 impasse des Chartreux

Lyon / Croix-Rousse

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]