LusoJornal / Jorge Campos

Festa de São João animou a cidade de Bron

A associação portuguesa «Colombe de la Paix» de Bron, organizou a Festa de S. João na sua sede social, situada no 3 avenue Pierre Allard. Cerca de 130 convivas puderam apreciar as sardinhas e carnes assadas, e até, no final do evento, o tradicional Caldo Verde.

«Esta festa já estava agendada desde o início do ano, pois o S. João, na nossa associação, é sempre festejado com grande prazer pelos nossos sócios e amigos» disse ao LusoJornal o Presidente da coletividade, Paulo da Silva.

Depois do jantar houve também um tempo para dançar «como sempre aqui acontece. Tudo está reunido para que se façam amizades e encontros de partilha e de alegria, o que é sempre o nosso objetivo» concluiu Paulo da Silva.

O folclore é a principal atividade da associação Colombe de la Paix. Tem cerca de 60 pessoas, entre músicos, cantadores e dançadores, tem cerca de 10 pares que ensaiam todos os sábados à noite nos locais da associação e que participam nos festivais da região de Lyon e até no estrangeiro.

«Temos ainda várias saídas para participarmos em festivais aqui pela região, e depois serão as férias grandes». Mas antes há uma data muito importante para a coletividade que organiza também um Festival no dia 7 de julho, no estádio Pierre Duboeuf. «Vamos ter cerca de oito grupos aqui da região de Lyon» garantiu o responsável pelo grupo de folclore, Jorge Santos. «Nesse mesmo dia também organizaremos um Torneio de futebol entre as equipas de certas associações que têm o futebol nas suas atividades. Será pois um dia de festa onde se reúnem centenas de pessoas» concluiu ao LusoJornal.

No decorrer deste encontro estiveram também presentes as equipas do programa Raízes da Rádio Plurielle e do programa Madrugar da Rádio Sem Fronteiras, que fazem a promoção dos eventos da associação.