Franceses participam em iniciativa nos rios Sousa e Mezio

Vinte e cinco jovens, de 11 países – incluindo a França -, iniciaram, em Lousada, um campo de voluntariado que reúne atividades de limpeza dos rios Sousa e Mezio, anunciou a câmara municipal.

O campo de voluntariado, designado ‘EcoRivers’, é organizado pelas associações locais APRISOF e BioLiving, com o apoio da autarquia e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As atividades vão decorrer até 13 de setembro, com a participação de voluntários da França, República Checa, Alemanha, Turquia, México, Argélia, Estónia, Bélgica, Itália, Brasil e Portugal.

As principais tarefas estão relacionadas com a limpeza e salvaguarda do rio Sousa, integrando-se no projeto “Lousada Guarda Rios”.

“É também uma excelente oportunidade de dar a conhecer a cultura, gastronomia e tradições da nossa região”, assinala a autarquia, destacando, por outro lado, que o campo vai ter um dia aberto a qualquer voluntário que queira comparecer para ajudar. Será no sábado, junto aos moinhos de Pias.

Ao longo dos vários dias, os voluntários vão trabalhar na valorização e salvaguarda dos dois rios, nomeadamente no restauro ecológico, controlo de espécies exóticas invasoras e limpeza do leito e das margens.

Além disso, conclui o município, esta ação pretende promover o convívio internacional e a discussão da realidade natural e social das regiões de proveniência dos participantes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]