Franceses vão participar na 1ª edição do Socalcos Trail Adventure

Cerca de 800 participantes de França, Portugal e Espanha estão inscritos na 1.ª edição do Socalcos Trail Adventure, que decorre no domingo, na aldeia monumento nacional de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e em Merufe, em Monção.

Em declarações à agência Lusa, a organização, repartida pelas juntas de freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e de Merufe, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, explicou que o percurso da prova de ‘trail running'”vai juntar as serras da Peneda, em Arcos de Valdevez, e da Anta, em Monção”.

Já o presidente da Junta de Sistelo, Sérgio Rodrigues, adiantou que a prova passará pelo Castelo de Sistelo, os espigueiros, pontes Medievais e o rio Vez, percorrendo toda a encosta junto à nascente do Rio Vez, com altitudes que variam os 180 e os 1.360 metros”.

Encaixada no fundo de um vale, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, foi classificada em 2018 como monumento nacional, enquanto paisagem cultural evolutiva viva.

O número de participantes alcançados na primeira edição da prova é, para a organização, um “sinal de grande satisfação”.

“Inicialmente o objetivo era chegar às 400/600 inscrições. O prazo já terminou e temos 800 atletas inscritos, profissionais e amadores oriundos de França, Portugal e Espanha”, destacaram.

O Socalcos Trail Adventure inclui provas com 13, 18 e 30 quilómetros, bem como uma caminhada de nove quilómetros.

A prova está integrada na XV edição Feira Tradicional da Portela de Alvite, designação da área onde se realiza, uma montanha que divide as freguesias de Merufe e Sistelo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29966″]