LusoJornal / António Borga

Futebol: Anthony Lopes lesionou-se, Lyon afundou-se

O FC Barcelona do internacional português Nélson Semedo e da estrela argentina Lionel Messi venceu por 5-1, em casa, os Franceses do Lyon do internacional luso Anthony Lopes (na foto), num jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol. Os Catalães apuraram-se assim para os quartos, visto que na primeira mão as duas equipas tinham empatado sem golos.

O encontro resumiu-se quase a um duelo entre os avançados do Barcelona e o guarda-redes português Anthony Lopes. Nos 30 primeiros minutos, o guarda-redes realizou três defesas de grande classe perante Lionel Messi, duas vezes, e o uruguaio Luis Suárez, e também sofreu dois golos, de Lionel Messi grande penalidade (18 minutos) e do Brasileiro Philippe Coutinho (31 minutos).

No entanto o drama para o guarda-redes e para o clube francês aconteceu à volta dos 20 minutos de jogo quando Philippe Coutinho acabou por abalroar o Português. Durante vários minutos o atleta luso perdeu os sentidos, mas quis ficar dentro das quatro linhas. Aos 34 minutos a sentença caiu, Anthony Lopes teve de deixar o campo de jogo, substituído pelo Francês Mathieu Gorgelin.

Apesar de ter resistido, a equipa do Rhône acabou por afundar-se por completo. O FC Barcelona, que contou com o Português Nélson Semedo, acabou por vencer por 5-1 e apurar-se para os quartos de final da prova.

Quanto a Anthony Lopes acabou por desmaiar e por vomitar no balneário, e terá de descansar para recuperar e estar disponível para os próximos jogos da equipa do Rhône. Após a eliminação é tempo de pensar exclusivamente no campeonato francês onde o Lyon ocupa o terceiro lugar.

Lyon nunca venceu o FC Barcelona

Nos dois últimos confrontos entre o FC Barcelona e o Lyon, na temporada 2008/2009 e para os oitavos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol, as duas equipas tinham empatado a uma bola em França, antes dos Espanhóis vencerem por 5-2 na segunda mão. Desta vez foi um empate sem golos na primeira mão em território francês e uma derrota por 5-1 na Catalunha.

O Lyon do internacional português Anthony Lopes, de 28 anos, nunca venceu o FC Barcelona em oito encontros de Liga dos Campeões europeus de futebol.