Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A corrida ao apuramento para o Mundial 2022 de futebol que vai decorrer no Qatar já começou no continente africano. Três países lusófonos – Guiné-Bissau, Moçambique e Angola – ultrapassaram a primeira fase, seguindo para a fase de grupos.

A Guiné-Bissau venceu São Tomé e Príncipe por 2-1, em Bissau, e apurou-se num duelo 100% lusófono. Os dois golos foram apontados pelo Franco-Guineense Joseph Mendes que joga no AC Ajaccio. Aliás Joseph Mendes foi o herói guineense visto que na primeira mão, em território são-tomense, a Guiné-Bissau venceu por 0-1 e o único tento já tinha sido apontado por Joseph Mendes.

A Guiné-Bissau contou com três jogadores a atuarem em França: Joseph Mendes no AC Ajaccio, Mama Baldé no Dijon e Moreto Cassamá no Reims, isto sem contar com Pelé, médio emprestado pelo Monaco ao Reading da Inglaterra.

A Guiné-Bissau segue para a próxima fase enquanto São Tomé e Príncipe fica desde já fora do Mundial 2022.

Moçambique venceu por 2-0 as Ilhas Maurícias, em Maputo, com tentos de Clésio Baúque e Catamo, isto após os Moçambicanos terem vencido na primeira mão por 0-1. Os Mambas, que contaram com os defesas Mexer do Bordeaux e Reinildo do Lille, apuraram-se para a fase de grupos da zona África de apuramento para o Mundial.

Angola recebeu e venceu a Gâmbia por 2-1, em Luanda, com tentos de Geraldo e Fábio Abreu para os Palancas Negras, sendo que na primeira mão, os angolanos venceram por 0-1. Os Palancas Negras, que contaram com o médio Show, jogador que pertence ao Lille mas que foi emprestado ao Belenenses, também seguem para a próxima fase.

Os vencedores desta primeira fase juntam-se às equipas já apuradas por terem uma melhor classificação a nível africano. Nesse lote de países encontramos Cabo Verde, o quinto país da África Lusófona.

Na fase de grupos teremos quatro países da África Lusófona: Guiné-Bissau, Moçambique, Angola e Cabo Verde. A fase de grupos é apenas a segunda fase de apuramento para o Mundial de futebol, sendo que haverá ainda um play-off de acesso à fase final do campeonato do mundo que vai decorrer no Qatar em 2022.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
9.6
X