LusoJornal / António Borga

Gaëtan Bouvier, Novo Master of Port distinguido na Embaixada de Portugal em Paris

Gaëtan Bouvier é o novo Master of Port, competição que distingue o melhor escanção francês em vinhos do Porto, e a Confraria do Vinho do Porto aproveitou a ocasião para entronizar novos membros em França.

A final do concurso Master of Port decorreu na segunda-feira em Paris, as provas foram públicas e o vencedor foi Gaëtan Bouvier, agora designado como Master of Port 2019, numa iniciativa conjunta entre o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto e da Union des Sommeliers de França.

A final deste concurso que integrou provas teóricas e práticas, em que assistiram mais de 200 convidados, foi disputada pelos sommeliers Gaetan Bouvier, Micael Morais (Restaurant Tomy and Co, Paris) e Yann Satin (Freelancer, Attin).

Gaëtan Bouvier foi o especialista que se distinguiu na edição deste ano, numa competição que decorre em França para distinguir o melhor escanção dedicado ao vinho do Porto no país. Bouvier é o especialista do vinho no restaurante Saisons, no Instituto Paul Bocuse, em Lyon, e foi distinguido em 2016 como melhor sommelier de França.

“É a terceira vez que tentei este título, fui a duas finais e agora consegui. A sensação de ter ganho foi importante porque gosto muito de ir até Portugal. Acho que em França é importante abrirmo-nos a outros vinhos e foi, sobretudo, um desafio pessoal”, afirmou Gaëtan Bouvier em declarações aos jornalistas.

França é o maior destino das exportações de vinho de Porto, razão para a existência deste concurso no país, mas também a necessidade de encontrar interlocutores dispostos a levar estes vinhos para as grandes salas da alta gastronomia francesa.

“O Master of Port é uma iniciativa que se revela de enorme importância porque estamos aqui para arranjar um novo embaixador para os vinhos do Porto, alguém que vai explicar melhor e de forma técnica aquilo que os nossos vinhos representam”, disse Gilberto Igrejas, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, que além do apoio à iniciativa foi também júri neste concurso.

O vencedor foi distinguido na Embaixada de Portugal em Paris, após as provas públicas que aconteceram à hora de almoço no Cercle National des Armées, no centro da capital francesa. Nestas provas públicas, os três finalistas tiveram de demonstrar os seus conhecimentos sobre o mundo do tradicional vinho português.

A primeira prova consistia numa descrição de vinho, onde os concorrentes tinham de dar as notas visuais, de cheiro e de sabor ao júri. A seguir, a prova consistia em ordenar quatro vinhos do Porto brancos segundo o seu grau de açúcar.

Já a terceira prova, a que mais entusiasmou o público, implicava abrir uma garrafa de vinho do Porto ao fogo, utilizando o contraste entre o calor e o frio para desferir um golpe limpo no vidro. Ao mesmo tempo, os concorrentes tinham também de propor aos clientes imaginários um menu completo, acordando-os com diversos vinhos do Porto.

Assim, produtos tradicionais da gastronomia portuguesa como o piri-piri ou queijo de S. Jorge foram combinados com caril verde ou patés franceses, abrindo o apetite a todos os presentes. A cerimónia na Embaixada de Portugal foi acompanhada por uma prova de vinhos de várias marcas.

O prémio foi entregue pelo Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, pelo Presidente do Syndicat des Grandes Marques de Porto, Edith Cayard, pelo Presidente da Union de la Sommellerie Française, Philippe Faure-Brac, e pelo Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro, Gilberto Igrejas, na presença de mais de 300 convidados de diversas áreas ligados ao setor dos vinhos em França, entre os quais o Diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, e também da Chancelaria e de confrades da Confraria de Vinho do Porto.

À margem deste concurso, foram ainda entregues um prémio especial do júri a Maxime Resse (sommelier na Grand Maison de Bernard Magrez, Bordeux) por um cocktail criativo “Vins Mousseux – Vins de Porto”, galardão entregue por René Delvincourt, Presidente da Associação Barmen de France e por Pau Roca, Diretor-geral da OIV, e Antoine Woerlé (Sommelier) recebeu o prémio Master of Port Honoris Causa pela “sua implicação e paixão ao Vinho do Porto”.

O concurso Master of Port acontece desde 1988 e é um dos principais títulos na caminhada de quem quer receber a distinção de Melhor Sommelier da Europa e Melhor Sommelier do Mundo.

 

__________________

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, a França foi, em 2018, o principal mercado para as exportações portuguesas de vinhos com as vendas a atingirem 114,4 milhões de euros e a representarem 14,3% do total exportado.

Depois de França, seguiram-se os EUA (80,8 milhões de euros e 10,1% do total), Reino Unido (75,4 milhões de euros e 9,4% do total), Brasil (51,4 milhões de euros e 6,4% do total) e Bélgica (49,7 milhões de euros e 6,2% do total).

No que se refere ao vinho do Porto, e de acordo com a mesma fonte, e para o período janeiro a agosto de 2019, a França também constituiu o principal mercado de comercialização com as vendas a atingirem 44,4 milhões de euros (21,9% do total), seguido pelo mercado doméstico português (42,1 milhões de euros e 20,3% do total), EUA (20,4 milhões de euros e 9,8% do total), Holanda (19,9 milhões de euros e 9,6% do total) e da Bélgica (18 milhões de euros e 8,7% do total).

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]