Daniel Blaufuks

Galeria Carlos Carvalho exibe fotografias de cinco artistas na Paris Photo



A Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea apresenta obras de artistas como Daniel Blaufuks e Noé Sendas na Paris Photo, certame internacional dedicado à fotografia, a decorrer entre esta quinta-feira e domingo na capital francesa.

De acordo com a galeria, a única galeria portuguesa que participa nesta edição do evento com 189 galerias da Europa, Ásia, Américas e África, serão apresentadas obras em fotografia de cinco artistas visuais.

O salão internacional dedicado à fotografia acolhe anualmente no Grand Palais Ephémère galerias, editoras, fotógrafos e colecionadores num programa com várias secções, desde a principal, a de projetos a solo, apresentação de publicações e plataformas de fotografia, além de um programa paralelo de conversas.

O projeto deste ano da galeria Carlos Carvalho para a Paris Photo reuniu artistas “que destacam o potencial narrativo da fotografia, seja ao apresentar fotografias que colocam o texto escrito a interagir com a imagem, mostram cenários e linguagens construídas, ou que retratam acontecimentos fugazes”, segundo um comunicado da galeria.

As fotografias de Daniel Blaufuks “são repletas de histórias, reais ou fictícias, como se o autor estivesse a criar um texto dentro de um livro”, descreveu a galeria.

Na obra da dupla Os Espacialistas + Gonçalo M. Tavares, “a figura do manequim surge como um protagonista silencioso mas poderoso dentro de uma narrativa enigmática, que, aparentemente sem vida, transcende os seus papéis convencionais, evoluindo para expressões que incorporam o surreal e o estranho”.

A obra de Marguerite Bornhauser “é marcada por cores intensas, texturas e sombras que tecem um fio narrativo entre cenas aparentemente aleatórias”, enquanto, através de uma composição de camadas e de formas sobrepostas, Roland Fischer cria uma linguagem que fala sobre a essência da arquitetura brutalista.

Para este artista, “a arquitetura é uma forma de oferecer uma narrativa a um espaço através de uma linguagem de formas”, acrescenta.

Quanto à obra de Noé Sendas, “a figura feminina é o centro da simulação de uma narrativa enigmática que revela referências explícitas e implícitas a criações literárias e cinematográficas”.

Do Brasil, estará representada na Paris Photo a Galeria Lume, com obras em fotografia dos artistas Julio Bittencourt, Caio Rosa e Ana Vitória Mussi, segundo o ‘site’ do certame parisiense.