Geminação da Nazaré com Capbreton fomenta troca de conhecimento sobre o mar

A Nazaré e a cidade francesa de Capbreton assinalaram o primeiro ano da geminação das duas vilas com a deslocação de uma delegação da Câmara da Nazaré à vila francesa, para participar em ações de conhecimento do mar e atividades económicas.

No encontro foram acordadas novas ações destinadas a aprofundar a geminação iniciada em 2017, “ao nível da cooperação, cultura, educação, desporto e investigação científica”, divulgou a Câmara da Nazaré.

De acordo com a autarquia estão previstas ações como o intercâmbio entre atletas da Associação Externato D. Fuas e de Capbreton; a participação da Big Band do município da Nazaré no Festival local de Jazz; o intercâmbio entre Agrupamentos de Escolas das duas vilas e o apoio dos mergulhadores franceses no aprofundamento dos conhecimentos do canhão da Nazaré, através de futuras ações de mergulhos e de formação em salvamento aquático.

Numa nota à imprensa a Câmara da cidade portuguesa manifestou ainda a intenção de utilizar os conhecimentos dos mergulhadores franceses “a nível da literacia do oceano na educação para a cidadania, que as escolas do 1º ciclo do ensino básico da Nazaré começaram a desenvolver no presente ano letivo, bem como na formação de uma bolsa de mergulhadores locais que possam, de futuro, dar o seu contributo nas pesquisas sobre a vida do canhão”.

Capbreton e a Nazaré têm em comum o mar, as origens piscatórias, um canhão submarino, as ondas grandes e o surf.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]