Globoplay: “O objetivo do Globoplay é se conectar com os brasileiros expatriados e com os portugueses”

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Após quase um mês de operação na Europa, incluindo em França e em Portugal, o GloboPlay – www.globoplay.globo.com -, considerado o maior serviço brasileiro de streaming, espera replicar no velho continente o sucesso que tem tido, após quase dois anos de operação, nos EUA, o país com a maior comunidade brasileira, quase 2 milhões de pessoas, no mundo. É bom relembrar que a saída de brasileiros do Brasil tem atingido números record, chegando hoje aos 4,2 milhões. Estes são, claro, números oficiais que não levam em conta a emigração ilegal. Na Europa, Portugal, com quase 300 mil brasileiros legalizados, e Reino Unido (220 mil) registam as maiores comunidades.

Em França, o serviço já está disponível – custa 9,99€ por mês – e, além da ficção (novelas, filmes), possiblita o acesso a sete canais brasileiros – TV Globo, Multishow, GloboNews, GNT, VIVA, SporTV e Premiere – com oferta jornalistica, nomeadamente o jornalismo desportivo.

Em entrevista exclusiva ao LusoJornal, Carolina Andrade, responsável pela distribuição internacional, falou-nos sobres a expansão e as ambições do Globoplay.

 

Como está a correr a experiência nos EUA?

Estamos operando nos Estados Unidos há quase dois anos. O lançamento no país marcou a primeira fase da nossa internacionalização e, como tudo que é acompanhado do novo, veio repleto de aprendizados. Modernizamos nossa oferta, otimizamos a experiência do assinante e hoje, com a mais completa seleção de conteúdo brasileiro, conseguimos atingir o objetivo de deixar nosso público mais perto do Brasil. A expertise que adquirimos nesse período de atuação foi fundamental para maturarmos a ideia dessa expansão para Europa e Canadá.

 

Qual o público-alvo do Globoplay? Apenas brasileiros? Todos os falantes de português?

Nesta etapa, nosso objetivo como plataforma é se conectar com os brasileiros expatriados ao redor do mundo e com os portugueses, que acompanham nossos conteúdos há tantos anos através dos canais Globo.

 

E para o público que não fala português? Há legendagem disponível?

O pedido de legendas é frequente e, como todas as demandas da nossa audiência, está sob análise de viabilidade, considerando as limitações impostas por uma programação maioritariamente ao vivo e a natureza de produção das nossas novelas.

 

O Globoplay pretende competir diretamente com os grandes grupos de streaming como a Netflix ou a Amazon?

São propostas distintas no mercado internacional. O Globoplay oferece uma experiência de consumo única para nossa audiência, focada em conteúdo ao vivo, novelas, séries originais e filmes brasileiros que, há mais de 40 anos, fazem parte das conversas da audiência portuguesa.

 

A Globo está aberta a receber no seu catálogo filmes ou documentários de outros países onde se fala português? Podemos, por exemplo, ver num futuro próximos produções portuguesas no Globoplay?

O Globoplay é reconhecido no mercado nacional e internacional por ser a maior plataforma brasileira de streaming. Estamos sempre à procura de histórias que reflitam aspetos locais da nossa audiência, mas que tenham potencial global. Seja por licenciamento ou por coproduções, estamos sempre abertos a receber conteúdo que dialogue com a proposta, a marca e a audiência da plataforma.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]