Gonçalo M. Tavares participou na Comédie du Livre de Montpellier


A Comédie du Livre é uma feira do livro em Montpellier que junta todos os anos grandes nomes da literatura francesa como o mais recente prémio Goncourt, o argelino Kamel Daoud, ou ainda Jean-Christophe Rufin, da Académie Française. Este ano, com a parceria do Consulado-Geral de Portugal em Marseille, participou na 40ª edição deste evento, o escritor português Gonçalo M. Tavares.

O Consulado português organizou uma sessão com Gonçalo M. Tavares, em língua portuguesa, dedicada essencialmente aos alunos dos cursos de português na região sob responsabilidade do Estado português, bem como aos alunos que frequentam as aulas de língua portuguesa do Liceu Jules Guesde de Montpellier, da responsabilidade do Ministério da Educação francês. O encontro foi moderado pelo Cônsul-Geral Álvaro Esteves e pela professora Ivone Bernardo, do Instituto Camões. Também esteve presente no evento a Cônsul Honorária de Portugal em Montpellier, Nathalie Pinheiro.

Entre alunos, pais, professores e membros das associações portuguesas, o público rondou as 50 pessoas, enchendo a sala reservada para o efeito. Os alunos colocaram ao autor questões previamente trabalhadas com os professores, as quais versaram sobre a obra e ao percurso de vida. De forma descontraída, Gonçalo M. Tavares exortou os alunos a dedicarem-se à escola, sublinhando que a escola não prejudicava os seus tempos livres ou os seus gostos. Dava-lhes, antes, um maior espaço de liberdade, o que exemplificou de forma divertida e descomplexada.

Aliás, ficou no ar uma promessa de Gonçalo M. Tavares regressar à região para fazer um curso de escrita. O Cônsul-Geral Álvaro Esteves notou a ideia.

Gonçalo M. Tavares participou ainda num debate sobre “A literatura e os seus poderes”, com o escritor francês Mathias Énard, prémio Goncourt de 2015, numa antiga igreja de Montpellier cuja lotação rapidamente esgotou.