Governo português vai “sensibilizar” França para não discriminar ensino da língua portuguesa

O Governo português vai “sensibilizar” o executivo francês para as vantagens de manter o português como prova específica de acesso ao ensino superior, disse à Lusa fonte governamental portuguesa.

“Entendemos a política francesa de dar relevância às línguas que comunicam em termos de fronteira com a França – estritamente podemos dizer que o português também comunica, já que a Guiana francesa faz fronteira com o Brasil – mas há uma realidade de uma Comunidade portuguesa extremamente numerosa, bem integrada e que tem dado muito à França. Iremos sensibilizar o Governo francês de que o esforço que pode ser feito, será compensado pelos portugueses e lusodescendentes em França”, disse João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, trata-se de um “passo atrás” para a Comunidade portuguesa. “A reforma do ensino francês representa um passo atrás quando o português ser considerado uma língua rara, para além de outros aspetos que representam o desincentivo de uma terceira língua estrangeira que era uma das vias para que o português se tornasse uma opção normal na escola”, disse o diplomata.

Segundo Jorge Torres Pereira, caberá ao Estado francês responsabilizar-se pela normalização do ensino de português em França, não só para os Portugueses e lusodescendentes, mas também para os Franceses, já que representa uma mais-valia para todos.

Recentemente, a Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, Africanos e Asiáticos Lusófonos (ADEPBA) lançou uma petição na Internet para tentar reverter este aspeto da reforma do ensino francês, falando mesmo numa discriminação em relação à língua de Camões.

A reforma do liceu em França arranca em setembro próximo e abrange os alunos que vão entrar para o equivalente português dos 10º e 11º anos de escolaridade, tendo impacto nos exames nacionais de 2021.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]