LusoJornal / Jorge Campos

Homenagem a Nossa Senhora de Fátima em Neuville-sur-Saône

No domingo dia 28 de outubro, a Comunidade portuguesa residente em Neuville-sur-Saône (69) e com a organização da Associação de Nossa Senhora de Fátima, prepararam a anual festa em honra da Virgem Maria. A igreja da paróquia de Neuville acolheu os fiéis das duas Comunidades, a francesa e a portuguesa, que partilharam assim esta manifestação religiosa e a missa dominical.

O Pároco Cristophe Malric e o Diácono Pascal Lefèvre, presidiram a cerimónia animada com cânticos em português e em francês, sendo assim uma missa franco-portuguesa onde as orações e as leituras também foram bilingues.

“Tive todo o gosto em participar nesta manifestação da Fé Mariana. Para a Comunidade francesa, penso que foi um bom exemplo ao viver esta celebração e também a procissão com o Santíssimo e a imagem da Senhora de Fátima, em comunhão com a Comunidade portuguesa, nas ruas adjacentes à igreja de Neuville” disse o Padre Malric ao LusoJornal. “Todos os anos o número de participantes aumenta e podemos por aí pensar que existe um despertar para a Fé e acreditarmos na presença de Deus nas nossas vidas. A Comunidade portuguesa terá todo o meu apoio para os ajudar nesta manifestação anual e outras que eles possam empreender no futuro”.

“Estamos bem contentes e agradeço a todas as pessoas que ajudaram e participaram nesta homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Espero que possamos assim continuar, mas de ano para ano as dificuldades aumentam, há cada vez menos gente para ajudar, e depois tudo se torna difícil” confiou Isabel, uma das organizadoras.

Em Neuville-sur-Saône, cidade dos arredores de Lyon, da qual dista de cerca de trinta quilómetros, tem uma forte Comunidade portuguesa que aí reside desde os anos sessenta. Foi no setor da construção que a Comunidade portuguesa se estabeleceu. A autarquia tem sempre ajudado a Comunidade e conta hoje com duas associações, a “Familiar”, com folclore e a “Desportiva”, também com… folclore! Estas duas associações participam na vida social da cidade, mas também económica. Neuville tem laços de grande amizade com Cabeceiras de Bastos, com quem assinou um Protocolo de Geminação, muito ativo, com visitas mútuas e atividades culturais.