I Guerra Mundial: Comité Sousa Mendes presta homenagem a soldados portugueses no Cemitério de Bordeaux

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Pela primeira vez, o Comité nacional francês de homenagem a Aristides de Sousa Mendes e a Delegação de Bordeaux da Liga dos Combatentes vão depor uma coroa de flores no Cemitério Norte de Bordeaux, onde estão sepultados dois soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) que participou na I Guerra Mundial: Alves Afonso do Carmo e Manuel Marco Viegas. Os dois foram enterrados com a inscrição “Morts pour la France”.

“Descobrimos a presença destes soldados no Cemitério de Bordeaux quando estávamos a fazer pesquisas para a realização, em 2020, da exposição ‘1940, l’Exil pour la vie, des visas pour la liberté’” diz uma nota do Comité divulgada ontem.

A cerimónia vai ter lugar no dia 9 de abril, no dia da célebre Batalha de La Lys e começa às 11h00 com uma cerimónia de homenagem aos “mortos para salvar a França” junto ao Monumento aos Mortos da cidade de Bordeaux, na place du 11 Novembre. Segue-se, às 11h45, a deposição da coroa de flores na campa 917 do Talhão militar do Cemitério Norte de Bordeaux.

“A implicação e o sacrifício dos Portugueses e de Portugal ao serviço da França e dos Aliados durante a Grande Guerra de 1914-1918 foram demasiadas vezes esquecidos. Cabe-nos honrar a sua memória e prestar-lhes homenagem” diz o texto do Comité francês Aristides de Sousa Mendes.

Há 103 anos, no dia 9 de abril de 1918, decorreu a Batalha de La Lys, no norte da França, na Flandres francesa, durante a I Guerra mundial. “Prestamos homenagem aos 4.898 Portugueses mortos e desaparecidos no combate em França durante a Grande Guerra, aos 4.728 feridos e mutilados e aos 7.756 prisioneiros de guerra”.

O Comité Sousa Mendes lembra que em março de 1916, Portugal entrou em guerra ao lado da França, da Inglaterra e dos Aliados com um contingente de 56.500 soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) mas também com 25.000 trabalhadores ao serviço da economia de guerra. “No total foram 81.500 Portugueses que se mobilizaram ao serviço da França em guerra e dos seus Aliados” diz a nota do Comité.

“É por isso que o Comité français Aristides de Sousa Mendes e a Délégation de la Ligue des Combattants et Résistants Portugais de la Région Nouvelle-Aquitaine prestam homenagem a estes soldados e a estes trabalhadores portugueses que, com coragem e determinação, se bateram e derramaram o seu próprio sangue para defender a França, para participar na economia de guerra e depois à sua reconstrução”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]