LusoJornal / Jorge Campos

Início da Catequese na Pastoral portuguesa de Lyon com apelo para novos voluntários

A Pastoral portuguesa de Lyon deu início à formação da Catequese no sábado dia 23 de setembro. Três dias de informação e de portas abertas anteciparam esta data, onde a Comunidade pode descobrir os locais, os catequistas, a organização e o calendário do ano 2018/2019.

A Catequese em português está sob a responsabilidade do Padre Cônego Eric Besson, Capelão da Comunidade católica portuguesa da região de Lyon.

“Tivemos cerca de duas dezenas de novas inscrições, repartidos por todos os níveis de formação, pois a Pastoral acolhe meninos vindos recentemente de Portugal e que aqui encontram a possibilidade da continuação da formação com a mesma organização que em Portugal” disse Isabel Santos, a responsável da Catequese.

“Temos no total cinquenta e cinco meninos, do primeiro ao nono ano, e uma equipa de catequistas que os acolhe. Hoje estão presentes em St. Luc a Graça, a Glória, a Fernanda, a Paula, a Isabel, o Edelson, o Nuno e o Jorge. No polo da Nativité estão presentes a Isabel e a Carmelinda” detalhou Isabel Santos ao LusoJornal.

No domingo, dia 30 de setembro, durante a celebração da eucaristia na Paróquia de St. Famille, o Padre Eric Besson acolheu os compromissos dos pais, dos catequistas e das crianças, e no final deu a benção e entregou os livros da catequese.

“Estamos agora com um número de meninos onde precisamos de mais catequistas ou pessoas que possam, com a sua presença, nos ajudarem, no manter da ordem e atenção. Acolhemos todos ou todas as boas vontades nesta hora e meia aos sábados e assim será mais fácil o transmitir da catequese. Lanço aqui este apelo” disse Edelson, um dos catequistas ao LusoJornal.

A Pastoral portuguesa tem atualmente quatro pontos de celebração eucarística na cidade do Grande Lyon e onde cerca de quinhentas pessoas da Comunidade portuguesa se encontram todos os domingos do mês. Três grupos corais animam não só as celebrações dominicais, como também casamentos e outros eventos religiosos, quando necessário. Na região de Lyon, a celebração do culto a Nossa Senhora de Fátima tem neste mês de outubro quatro encontros: Fourvière a 14 de outubro, Croix Rousse a 20 de outubro, Feyzin a 14 de outubro e Neuville a 28 de outubro.