LusoJornal / Jorge Campos

Início das celebrações eucarísticas portuguesas em Lyon

No domingo passado, dia 27 de setembro, iniciaram as celebrações das eucaristias em português na região de Lyon, após a paragem de verão. A igreja da Paróquia de Sta. Teresa em St. Foy-les-Lyon acolheu uma assembleia de cerca de duzentos fieis que assistiram à celebração da Eucaristia presidida pelo Padre cónego Eric Besson, responsável pela Comunidade católica portuguesa na cidade de Lyon.

“Estamos contentes porque mesmo com todas as regras que se aplicam às celebrações religiosas, possamos ainda assistir em grande número e sempre respeitando o protocolo de distanciamento, de higiene e usarmos máscaras” disse a Catequista da Pastoral, Isabel Santos.

Foi também lançada a catequese para o ano 20/21, que começou no dia 19 de setembro. O Padre Eric Besson abençoou os livros e foi lida uma oração em conjunto, dirigida ao Espírito Santo e onde foi pedida proteção e ajuda para esta missão de transmissão da fé.

As Catequistas que estão ativas nesta “Rentrée catequética” são Fernanda Correia, Isabel Santos, Dora Martinho, Graça Pereira, Ir. Júlia Sousa, Glória Pereira, Edelson Ferreira e Jorge Campos.

Atualmente, em St Foy-les-Lyon, na Paróquia de St. Luc, cerca de cinquenta crianças frequentam a catequese, no total, e em todos os níveis, desde o primeiro ano ao nono ano do percurso da catequese. “A a 11 de outubro faremos as primeiras Comunhões e as Profissões de fé, em conjunto com o polo de Villeurbanne, Paróquia da Nativité. No total, nesse dia, 10 meninos vão receber a primeira Comunhão e 2 a Profissão de fé” informou a Irmã Júlia Sousa, Catequista na Pastoral. “Anunciamos que outras crianças já fizeram a primeira Comunhão em Portugal, neste verão passado nas suas terras de origem”.

O grupo coral chefiado por Daniel Silva animou esta celebração, após os ensaios que retomaram também no dia 11 de setembro, na igreja de St. Luc.

No domingo 11 de outubro, com início às 14h30, na Basílica de Fourvière, haverá uma celebração da Eucaristia onde se festeja também o aniversário da última aparição da Virgem Maria em Fátima aos pastorinhos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]