LusoJornal / Jorge Campos

Início do Ano Pastoral da Comunidade portuguesa de Lyon

Nos sábados dias 7 e 14 de setembro, tiveram lugar as jornadas de inscrições e informação para a catequese em português da comunidade católica na região do grande Lyon. Foi nas Igrejas de St. Luc em Lyon 5° e da Natividade em Villeurbanne, que os Catequistas receberam os pais e as crianças, dando a informação para o ano que vai iniciar, com o percurso catequético estabelecido pela organização catequética portuguesa.

“Estamos com um total, nas duas Paróquias, de 80 crianças, mas as inscrições podem ainda ser feitas até ao fim do mês de outubro. Nós damos mais este tempo de inscrições, pois por vezes os pais não sabem da existência desta possibilidade” explica a Catequista Isabel dos Santos. “Nós ensinamos em português e em francês, pois a maior parte dos meninos são bilíngues e então facilitamos deste modo a assimilação do conteúdo do programa. É muito mais fácil para eles aprenderem as orações” concluiu Isabel Santos ao LusoJornal.

No domingo dia 22 de setembro teve início o ciclo das celebrações para o ano 2019/2020, onde já um calendário foi distribuído com as datas e horários para os quatro pontos de celebração da Eucaristia dominical em português na zona de Lyon.

Ainda nesta celebração do domingo 22 houve a cerimónia do envio dos catequistas – que são no total nove – mas também foi feito um apelo para que mais pessoas se apresentassem para ajudar na Catequese.

“Hoje somos 9 catequistas – o Edelson, o Nuno, o Jorge, a Dora, a Fernanda, a Gloria, a Isabel Maria da Graça e a Irmã Júlia – que partilham assim os nove anos de catequese que vai dos sete anos aos quinze anos idade, data em que finalizarão o percurso do catecismo com a Crisma” explica a catequista Fernanda. “Nós, os Catequistas, precisamos de mais gente, pois os meninos são muitos e o ideal seria termos só seis por classe e hoje estamos com classes de nove e dez meninos. Não é fácil, pois eles são muito novos e naturalmente muito vivos”.

Existe um calendário feito para todo o ano e 25 sábados serão ocupados com a catequese, das 14h30 às 16h00. Durante as férias escolares não há catequese. Os locais são as salas de encontros da paróquia de St Foy-les-Lyon, na igreja de St. Luc e em Villeurbanne, na Paróquia da Natividade.

 

Catequese português / francês

Paróquia de St. Luc

St. Foy-les-Lyon

Tel.: 06.07.86.09.03

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]