Iraniano ligou Irão a Portugal num percurso de 8000 quilómetros passando pela França

Um jovem iraniano completou um percurso de oito mil quilómetros percorridos numa bicicleta entre a sua terra natal, Tabriz no Irao, e a Universidade de Coimbra em Portugal, onde estudou e encontrou inspiração para a aventura que durou 100 dias. Na viagem passou pelo território francês.

Sadegh Alizadeh, de 33 anos de idade, há muito que tinha o sonho de fazer uma grande viagem de bicicleta e, depois de ter passado pela Universidade de Coimbra no primeiro semestre do ano letivo 2018/2019, decidiu avançar com o projeto.

Foram 100 dias de viagem, em que Sadegh, estudante na área do desporto da Universidade de Trakya (Turquia), passou por 14 países, fazendo uma média de 80 quilómetros por dia.

“Decidi acabar em Coimbra porque a Universidade de Coimbra e a cidade inspiraram-me a começar esta viagem”, contou Sadegh, que falava hoje aos jornalistas junto à Porta Férrea, salientando que nos seis meses em que esteve em Portugal teve “das melhores experiências” da sua vida.

A aventura começou a 24 de abril e, se a experiência foi “incrível”, houve também momentos difíceis, do ponto de vista físico e mental, reconhece.

Nos Balcãs, teve de enfrentar uma orografia muito complicada, em Espanha e França temperaturas acima dos 40 graus, na fronteira entre a Turquia e a Síria recorda-se de ouvir os sons de tiros à noite e em Roma encontrou um ambiente perigoso junto à estação de comboios.

Quase sempre a acampar, deixou-se deslumbrar pelas paisagens, e diz que foi sempre recebendo gestos de solidariedade pelo caminho, com pessoas a oferecerem-lhe café, comida ou espaço para dormir.

Agora, o estudante iraniano espera concluir os estudos na Turquia e, “quem sabe”, candidatar-se a um curso na Universidade de Coimbra, disse.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]