Jean Pina está a organizar uma Ceia de Natal gigante para pessoas carenciadas da Guarda

O empresário português Jean Pina, radicado na região de Paris, está a organizar uma Ceia de Natal para pessoas carenciadas do distrito da Guarda. No próximo dia 20 de dezembro, dia em que festeja o seu aniversário e data em que faleceu o pai, Jean Pina vai juntar cerca de 1.200 pessoas, essencialmente idosos e crianças dos 14 concelhos da Guarda e do concelho vizinho de Mangualde, numa operação a que chamou “Criar sorrisos no interior de Portugal”.

Esta não é a primeira iniciativa de Jean Pina em prol de pessoas carenciadas. Em dezembro de 2014 organizou uma primeira Ceia de Natal, juntando cerca de 500 pessoas numa sala e à qual assistiu o então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o então Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

Em 2015 organizou um evento para 150 crianças institucionalizadas. Em 2016 e em 2018 ofereceu Cabazes de Natal a famílias carenciadas do distrito e paletes com alimentos e jogos pedagógicos.

“É importante que as pessoas sintam que é Natal, que há pessoas que pensam neles, que podem ter uma ceia de partilha e de paz” conta Jean Pina ao LusoJornal.

O evento deste ano é ainda mais ambicioso e para atingir os seus objetivos, Jean Pina lançou um peditório internacional. “Já temos cerca de 300 pessoas implicadas neste evento, que contribuíram, algumas com dinheiro e outras com bens ou serviços, residindo em 17 países diferentes” garante Jean Pina. “Vamos ter mais de 1.000 idosos carenciados e crianças institucionalizadas da região e vamos oferecer 300 Cabazes de Natal a outras tantas famílias carenciadas”.

“Não quero que seja um projeto pessoal, quero que seja uma união da diáspora para que as pessoas carenciadas tenham pelo menos uma Ceia de Natal digna do nome” afirma. Para tal vai distribuir idosos e crianças pelas mesas porque “o diálogo entre os mais novos e os mais velhos é muito importante” e vai misturar as pessoas das várias instituições. “É importante que conheçam pessoas novas, que conversem com pessoas diferentes, porque é mesmo esse o espírito de Natal”.

“Gostava muito que a nova Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, estivesse connosco, assim como todos os Presidentes de Câmara dos Concelhos da Guarda. Penso que é importante para as pessoas carenciadas, saberem que podem falar com os autarcas e com os Governantes, pelo menos nessa noite”.

Uma delegação “de 60 a 75 pessoas” vai deslocar-se de Carrières-sur-Seine para este evento: são membros da associação de acolhimento de pessoas deficientes La Roseraie, mas são também membros do Rotary Club local, empresários da região e autarcas. “Quem sabe se vamos conseguir com que as pessoas se encontrem e que surjam mais ações e intercâmbios depois do jantar.

Mas não há festa sem música. Por isso, Jean Pina mobilizou vários artistas para cantarem durante a Ceia de Natal. “Tenho encontrado artistas fabulosos, com um grande coração, que aderem a esta iniciativa. Pagam os seus próprios custos para irem dar alegria a quem não tem praticamente nada” diz Jean Pina emocionado, evocando nomes como Elena Correia, Johnny, Sandra Helena, Filipe Nunes, Safira, Hugo Manuel e Christophe Malheiro.

Para já, Jean Pina continua os contactos para mobilizar apoios. “Espero chegar às 500 pessoas implicadas para que seja verdadeiramente um abraço mundial às pessoas carenciadas da Guarda” diz com motivação.

No próximo dia 9 de novembro, às 21h00, vai ter lugar na mítica Salle Jean Vilar, em Argenteuil (95), uma Festa de recolha de fundos com os artistas Johnny, Sandra Helena, Céline, Mickael dos Santos, Manuel Campos, Dj Rico e o grupo musical Kapa Negra. Todos os benefícios da festa vão para a organização desta Ceia de Natal gigante.

 

Todos podem colaborar:

IBAN: PT50-0033 0000 45570619013 05

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]