Jornada Portas Abertas da Catequese portuguesa de Lyon

No sábado passado, dia 23 de setembro, a Pastoral portuguesa de Lyon organizou uma Jornada Portas Abertas, na Paróquia de St Luc, em St Foy-les-Lyon, onde mostrava os novos locais e onde fazia as inscrições para a catequese a decorrer no ano letivo 2017/2018.

«Foi um dia de descoberta para os pais, e para os filhos, descoberta dos novos locais cedidos pela Paróquia de St Luc à Pastoral Portuguesa de Lyon. Durante cerca de seis anos estivemos nos locais da Paróquia de St. Nom de Jesus, em Lyon 6, de onde tivemos que mudar para S. Luc por razões de espaço inadaptado» explica ao LusoJornal, Isabel Santos, uma das responsáveis pela Catequese portuguesa.

«Hoje estamos a receber os nossos jovens para participarem na Catequese em francês e em português, pois são vários aqueles que chegaram ainda há pouco tempo de Portugal e ainda não estão familiarizados com a língua francesa o que é muito apreciado pelos pais» concluiu Isabel Santos.

Os espaços cedidos são luminosos e de grande volume, com seis salas e um enorme salão onde poderão ser organizados encontros e espetáculos no decorrer do ano pela Pastoral Portuguesa.

«estou muito contente que a Comunidade portuguesa venha ocupar estes espaços. É como um raio de sol, até por voltarmos a ouvir de novo as crianças que brincam e riem nestes muros» diz, visivelmente contente, Annie Guibert, uma fiel de St. Luc, da Comunidade francesa, que esteve no sábado passado de visita à Pastoral Portuguesa. «Há muito tempo que havia nada para as crianças aqui» confiou ao LusoJornal.

«Com o facto de mudarmos para St. Luc, acontece que alguns meninos deixaram de vir, pois a posição geográfica faz com que ficamos mais longe de seus domicílios, compreendemos isso, mas esta situação não é fácil para todos» explica Edeson, um dos Catequistas. «Mas hoje, no final do dia, contamos com cerca de 50 meninos, dos 6 aos 14 anos de idade, nos diferentes níveis de catequese. Houve pois cerca de 15 novos inscritos a pedirem a formação catequética em português e em francês».

As inscrições ainda podem ser feitas até ao 14 de outubro, diretamente nos locais da Pastoral. No sábado 30 de setembro, tem início o programa catequético.

 

Pastoral Portuguesa

Paróquia de St. Luc

4 bis place de St. Luc

St Foy-les-Lyon

Das 14h30 às 16h00

Infos: 06.07.86.09.03

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]