José Luís Carneiro inaugurou Escritório Consular em Nantes

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve em Nantes esta segunda-feira para inaugurar o Escritório Consular de Portugal naquela cidade. José Luís Carneiro estava acompanhado pelo Diretor Geral das Comunidades Portuguesas, Embaixador Júlio Vilela, pelo Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, pelo Ministro Conselheiro da Embaixada de Portugal em Paris, Carlos Pires, pelo Deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, mas ainda por representantes da Maire de Nantes, da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa e da Comunidade Portuguesa.

O Escritório Consular de Portugal em Nantes depende do Consulado Geral de Portugal em Paris, e funciona com dois funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros português. Segundo uma nota do MNE, podem ali ser praticados todos os atos consulares, nomeadamente de registo Civil e Notariado, assim como obtenção do Cartão de Cidadão e de Passaporte. “Este serviço irá prestar apoio a uma Comunidade portuguesa, em Nantes e na região, que se estima em cerca de 50 mil pessoas”.

As instalações novas, modernas e funcionais, são cedidas pela Mairie de Nantes.

A abertura deste Escritório Consular insere-se na estratégia de reforço da rede consular promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, tal como a abertura, em 2017, do Escritório Consular de Mindelo (Mindelo) e, em 2018, dos Escritórios Consulares de Santos (Brasil) e de Frankfurt (Alemanha).

 

Escritório Consular de Portugal

Les Salorges 1

15 quai Ernest Renaud

44100 Nantes