José Miguel Ribeiro e Ocidental Filmes nomeados para prémios da associação Cartoon em Bordeaux

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Os vencedores dos prémios Cartoon Tributes, atribuídos pela Associação Europeia de Cinema de Animação – Cartoon, vão ser revelados no próximo dia 9 de março, em Bordeaux, e vão reconhecer realizadores, produtoras e distribuidoras que se tenham destacado no cinema de animação.

.

Entre os nomeados para Realizador Europeu do Ano está José Miguel Ribeiro, pelo filme “Nayola”, a sua primeira longa-metragem de animação em quase trinta anos dedicados ao cinema de animação.

O filme, que já foi exibido e premiado em vários festivais em 2022 e se deverá estrear este ano nos cinemas portugueses, tem argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e a narrativa situa-se em Angola, entre o final da guerra civil e os primeiros anos de paz.

Além de José Miguel Ribeiro estão nomeados Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, pelo filme “Le petit Nicolas: Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux?”, Áron Gauder com “Four Souls of Coyote”, e Mascha Halberstad por “OINK”.

.

Para o prémio de Produtora do Ano está indicada a Ocidental Filmes, de Luís Correia, pela coprodução da longa-metragem “Interdito a cães e a italianos”, do realizador francês Alain Ughetto.

O filme, ainda inédito nas salas portuguesas, é uma coprodução entre França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal, estando todas as produtoras nomeadas para o prémio.

Feito com animação de volumes, com a Ocidental Filmes responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos estúdios em Gavião de Ródão (Castelo Branco), o filme foi eleito o Melhor Filme Europeu em 2022 pela Academia Europeia de Cinema.

Naquela categoria estão também nomeadas produtoras dos filmes “The amazing Maurice” (Alemanha e Reino Unido), “Titina” (Noruega e Bélgica) e “Unicorn Wars” (Espanha e França).
.

Os Cartoon Tributes também reconhecem profissionais na área da distribuição e agenciamento de cinema de animação, embora não haja qualquer nomeado português.

Os vencedores serão escolhidos pelos profissionais do setor que marquem presença no Cartoon Movie, o evento anual dedicado à apresentação de projetos de cinema de animação, que decorrerá em Bordeaux.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]