LusoJornal / Chico Correia

Jura: Peregrinação a Nossa Senhora de Fátima no Mont Roland foi cancelada

Tendo em conta a situação sanitária e as medidas de prevenção recomendadas pelo Governo francês, a Peregrinação de 2020 a Nossa Senhora de Fátima no Mont Roland, no Jura, foi cancelada, “com grande pesar” diz uma nota da organização.

Esta Peregrinação é organizada todos os anos, pelo mês de maio, pela Associação Portuguesa Pélerinage Mont Roland (Dôle). Depois das cerimónias religiosas católicas, costuma a haver uma festa de convívio da Comunidade portuguesa, com peregrinos portugueses e franceses que costumam vir da França inteira e do estrangeiro, como da Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e outros países.

Se hoje esta organização relativamente complexa está a cargo de associações da região, o certo é que tudo começou em 1967 quando Jacky Costa, jovem português, juntamente com alguns amigos que na impossibilidade de se deslocarem a Portugal sob pena de se verem mobilizados para o serviço militar, se reuniram na Basílica Marial daquela localidade situada num caminhos que leva a Santiago de Compostela, para comemorarem o 50º aniversário das Aparições de Fátima.

A partir daí a peregrinação foi reiterada todos os anos onde aderiram várias comunidades de cristãos portugueses da região e que de ano após ano veio a atingir um número de peregrinos oscilando entre os 10.000 e 15.000 vindos da região e regiões limítrofes, Suíça e um pouco de toda a França, com as condições climatéricas a influenciar no número de peregrinos.

 

Com Chico Correia

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]