Legislativas: Apenas 24 eleitores pediram para votar presencialmente em França

Apenas 24 eleitores pediram para votar presencialmente num Consulado de Portugal em França e metade destes são de Lyon. Apenas um eleitor pediu para votar no Consulado Geral de Portugal em Paris.

O LusoJornal apurou que 12 eleitores pediram para votar presencialmente em Lyon, 5 em Strasbourg, 5 em Tours, 1 em Orléans e 1 em Paris.

O Cônsul Geral de Portugal em Paris António de Albuquerque Moniz confirmou ao LusoJornal que vai ter de constituir uma mesa de voto, que vai ter de estar dois dias disponível para que o único eleitor vá votar. “Vai ter um tratamento VIP” diz o Deputado do PSD Carlos Gonçalves. “Esperamos que o eleitor em questão não mude de ideias e venha efetivamente votar” diz o Cônsul Geral António Moniz.

Para as eleições Legislativas de 6 de outubro, pela primeira vez, os eleitores tinham a possibilidade de escolher se queriam votar por correspondência ou presencialmente. Mas a escolha tinha de ser feita até 6 de agosto. Quem não fez escolha, vai receber automaticamente o voto em casa e vota por correspondência.

Os novos eleitores que foram inscritos automaticamente para estas eleições receberam uma carta onde constaria esta possibilidade, mas os eleitores que já estavam recenseados antes não receberam qualquer informação.

O LusoJornal interrogou a Comissão Nacional de Eleições sobre a data limite que os eleitores dispunham para fazer esta escolha, mas esta instituição nem se dignou responder.

O voto presencial foi a “moeda de troca” para manter o voto por correspondência tão caro ao PSD. “Os partidos de Esquerda defendem que o voto deve ser presencial. Foi assim que foi dada a possibilidade aos eleitores de escolherem se querem votar presencialmente ou se querem votar por correspondência” explica o Deputado Carlos Gonçalves que lamentou hoje, nas redes sociais, que apenas um eleitor se tenha inscrito em Paris. “Infelizmente, não houve qualquer campanha de informação e a larga maioria dos eleitores dos círculos da emigração desconheciam completamente que tinham esta possibilidade de opção”.

O Consulado Geral de Portugal em Paris é o Consulado com mais eleitores recenseados, ultrapassando os 216 mil.

Espera-se agora que todos votem… por correspondência.

A Bélgica é o país da Europa onde mais eleitores pediram para votar presencialmente (46), seguindo-se a Espanha (40), França (24), Suíça (20), Irlanda (15), Polónia (13), Dinamarca (10), Reino Unido (8), Alemanha (7),…

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]