Legislativas: É imperativo (e gratuito) votar

Mais de 1,4 milhões de eleitores residentes no estrangeiro recebeu em casa um boletim de voto para poder votar nas próximas eleições Legislativas.

Até à última eleição Legislativa de 2015 estavam recenseados pouco mais de 300 mil eleitores e desta vez, o boletim de voto foi enviado pela primeira vez para todos os cidadãos que têm Cartão de Cidadão com morada no estrangeiro.

Se não recebeu o boletim de voto é porque não reside na morada que consta do Cartão de Cidadão. O seu boletim de voto deve ter sido devolvido. Aproveite a vá atualizar a sua morada no posto consular mais próximo. Não custa nada, é um ato gratuito e demora apenas alguns minutos.

Quem lê regularmente o LusoJornal já foi descobrindo quem são os 21 candidatos que se apresentam a esta eleição pelo círculo eleitoral da Europa. Vamos continuar a apresentar-lhe aqueles que pretendem ser os nossos próximos representantes na Assembleia da República.

Para votar, ponha uma cruz no quadrado que está à frente da força política que escolheu. Não saia dos limites do quadrado senão anula o voto.

Não deve escrever nada no boletim de voto. Deve dobrá-lo em quatro e introduzi-lo no envelope verde. Feche esse envelope. Não escreva nada no envelope verde, não ponha mais nada dentro (apenas o boletim de voto).

Siga as instruções para fazer o invólucro resposta. Ponha dentro o envelope verde (tem de dobrar a ponta, como indicado) e envie também uma fotocópia do Cartão de cidadão.

Atenção, não ponha a cópia do Cartão do cidadão no envelope verde, senão anula o voto.

Tem de enviar o envelope imperativamente antes do dia 6 de outubro (dia das eleições). Para ter a certeza que chega a Portugal a horas, envie o mais cedo possível. Já tem selo, não tem de pagar nada.

Em Lisboa, no dia da contagem dos votos, vão verificar se o seu Cartão do cidadão corresponde com o nome do envelope e o seu envelope verde será inserido na urna, com os outros envelopes, garantindo assim o sigilo do voto.

Votar é muito importante. Até aqui, os valores da abstenção, na emigração, eram demasiado altos. Todos juntos, podemos mostrar que também sabemos participar.

Faça uma boa escolha!

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]